O Toque de Midas: Um Novo Olhar Sobre os Estímulos Táteis no Ambiente de Varejo
Resumo
O interesse por entender a influência que a atmosfera de loja e os estímulos sensoriais exercem no comportamento do consumidor tem se mostrado crescente no marketing. Embora a temática tenha evoluído a partir de estudos voltados para os efeitos das cores, tato, música, aroma e iluminação na atitude e nas sensações dos clientes, observa-se que as informações disponíveis sobre o sentido do tato na literatura do comportamento do consumidor foram pouco exploradas. Além disso, os estudos abordam convergem apenas em compreender o need for touch (necessidade para tocar) dos consumidores e a influência que estes estímulos podem exercer na avaliação dos produtos. Nesse contexto, apesar de os consumidores perceberem e interpretarem de maneira holística os elementos constitutivos da atmosfera de loja, este estudo concentra-se unicamente na dimensão tátil do ambiente sensorial. Assim, este ensaio teórico tem por objetivo discutir as principais contribuições teóricas acerca dos estímulos táteis e propor um novo olhar no modo como estes estímulos podem ser abordados na literatura do comportamento do consumidor e no varejo, indicando que como o Rei Midas da mitologia grega em que tudo onde tocava virava ouro, os empresários não podem desprezar o potencial deste elemento sensorial do ambiente varejista.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.