Enquadramentos e Transbordamentos de Uma Feira Livre do Produtor: (Des)Configuração do Mercado de Alimentação Local
Resumo
O resgate do mercado de alimentação local vem despontando como um fenômeno mundial, sendo objeto de investigação cada vez mais relevante em diversas áreas do conhecimento. Com base na teoria ator-rede (TAR) e seu consequente desdobramento conceitual, o agenciamento, este estudo foi desenvolvido na “Feira Livre do Produtor” no município de São João del-Rei, Minas Gerais. O objetivo foi descrever a configuração da feira apontando os principais enquadramentos e transbordamentos presentes no mercado. Foram feitas entrevistas, análise documental, observação e análise de conteúdo do material coletado. Embora as múltiplas tentativas de enquadramento buscassem a promoção dos produtos do Campo das Vertentes, foi detectado uma configuração emergente caracterizada pela diversificação de produtos e produtores. Estrategicamente, os responsáveis pela feira podem optar por reforçar uma estratégia de diversificação ou retornar ao formato inicialmente planejado que privilegia produtos de pequenos produtores locais. Evidencia-se ainda a importância de se analisar a formação e evolução dos mercados de uma forma dinâmica por meio de teorias que deem conta da complexidade envolvida nesses processos.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.