A Análise da Situação no Plano de Marketing: Comparando Abordagens

  • David Barros Rodrigues Departamento de Administração da FEA-USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
  • Marina Bicudo de Almeida Muradian Departamento de Administração da FEA-USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
  • Marcos Cortez Campomar Departamento de Administração da FEA-USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: análise da situação, plano de marketing, análise interna, análise externa, análise SWOT

Resumo

A análise da situação está inserida no contexto do plano de Marketing e seu objetivo é trazer um entendimento claro da situação presente da organização em seu mercado e para onde está caminhando no futuro, ajudando, assim, nas definições posteriores de como sustentar seu crescimento no longo prazo. Dada a sua importância, diversos autores propões suas próprias abordagens para essa fase do plano. De forma geral, a maioria dos autores inclui uma análise interna e externa em seus modelos de análise da situação, apontando os pontos que consideram mais relevantes em cada etapa. Assim, este artigo descreve e compara as abordagens de diversos autores na análise da situação aplicadas ao plano de marketing, mostrando que há uma convergência entre os autores pesquisados na importância do levantamento de informações internas da empresa, informações externas englobando concorrência, mercado e ambiente, na análise do posicionamento da empresa neste ambiente, e em quais seriam então suas ameaças a serem evitadas e oportunidades a serem aproveitadas de modo a traçar uma rota a ser seguida pelas organizações. As principais diferenças entre as perspectivas dos autores e direcionamentos para futuros desenvolvimentos teóricos são discutidos.

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Biografia do Autor

David Barros Rodrigues, Departamento de Administração da FEA-USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Mestrando na FEA-USP em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing e graduado na mesma instituição. MBA pela Escola Superior de Propaganda e Markeing (ESPM).
Marina Bicudo de Almeida Muradian, Departamento de Administração da FEA-USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Mestranda na FEA-USP em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing e graduada pelo Insper na mesma área.
Marcos Cortez Campomar, Departamento de Administração da FEA-USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Professor Titular do Departamento de Marketing da FEA-USP, Livre-Docente FEA/USP, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo.
Publicado
2015-01-29
Como Citar
Rodrigues, D. B., Muradian, M. B. de A., & Campomar, M. C. (2015). A Análise da Situação no Plano de Marketing: Comparando Abordagens. Revista Interdisciplinar De Marketing, 4(2), 49-58. https://doi.org/10.4025/rimar.v4i2.26225
Seção
Artigos