Reflexões Sobre Consumo, Identidade e Masculinidade em Um Bairro Carioca

  • Flávia Braga Nogueira Cupolillo Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
  • Eduardo André Teixeira Ayrosa PPGA-UNIGRANRIO
Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Cultura de Consumo, Identidade de Gênero, Corpo, Localidades

Resumo

O tijucano é frequentemente descrito como uma figura carioca cujos hábitos de consumo não parecem ultrapassar os limites do seu bairro, a Tijuca. Cercado de histórias e de características pitorescas, a formação do tijucano é o foco deste estudo. O presente trabalho tem o objetivo de compreender como o homem heterossexual tijucano utiliza o mundo dos bens para construir sua identidade de gênero. Os dados foram coletados por meio de entrevistas longas, em profundidade. Os resultados mostraram que os homens da Tijuca interagem intensamente com os serviços e locais do bairro durante a construção da identidades de gênero e de local. Foi possível constatar três etapas distintas na construção destas identidades: (i) definição da masculinidade e identidade local (ainda quando muito jovens); (ii) afastamento; e (iii) assimilação e orgulho. O estudo apresenta contribuições para área de comportamento do consumidor, uma vez que o conhecimento  sobre  como  o  grupo geograficamente definido  se  aproxima, se  relaciona,  consome,  atribui  significados culturais aos bens e servicos, e os aceita ou rejeita. Os resultados são úteis para os empresas com interesse em explorar esta localidade, bem como para definição de políticas públicas dedicadas ao desenvolvimento social e econômico da área.

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Biografia do Autor

Flávia Braga Nogueira Cupolillo, Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
Professora das Faculdades Integradas Helio Alonso (FACHA), Rio de Janeiro.
Eduardo André Teixeira Ayrosa, PPGA-UNIGRANRIO
Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administracão (PPGA) da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).
Publicado
2016-03-27
Como Citar
Cupolillo, F. B. N., & Ayrosa, E. A. T. (2016). Reflexões Sobre Consumo, Identidade e Masculinidade em Um Bairro Carioca. Revista Interdisciplinar De Marketing, 5(2), 19-33. https://doi.org/10.4025/rimar.v5i2.26435
Seção
Artigos