Uma Análise Bibliométrica dos Estudos em Educação Financeira no Brasil e no Mundo
Resumo
As finanças comportamentais correspondem a uma área de estudo que busca explicar a influência da psicologia no comportamento dos agentes no mercado financeiro. Dentro desta corrente teórica apresenta-se uma quantidade cada vez maior de pesquisadores que se preocupam em analisar se a formação financeira influencia nas decisões de consumo e investimento. Essa linha de estudo é conhecida como educação financeira, onde acredita-se que a mesma pode ajudar as pessoas a terem consciência de todas as variáveis envolvidas numa decisão, fornecendo instrumentos para uma tomada de decisão eficiente e, assim, aumentando a conscientização dos indivíduos. Este artigo apresenta uma revisão de alguns dos principais estudos teórico-empíricos, nacionais e internacionais, da área de educação financeira. Este mapeamento buscou identificar os principais objetivos das pesquisas, a amostra utilizada, sua metodologia empregada e os resultados apresentados pelos estudos. Os resultados demonstraram uma convergência em amostras utilizadas, como coleta de dados, e uma variedade de métodos de análise para tais amostras. Portanto, percebe-se que o maior desafio ainda está no fato de que os países carecem de programas de incentivo à educação financeira e da conscientização da população de sua importância.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.