Fabricando Sonhos: Ascensão Social no Mercado da Moda
Resumo
Este artigo pretende levantar algumas questões sobre o fenômeno da Moda, apresentando reflexões baseadas em pesquisa bibliográfica e trabalho de campo que fazem parte da etnografia que atualmente está sendo desenvolvida como tese de Doutorado, e que tem como objeto de estudo adolescentes aspirantes à carreira de modelo profissional. A partir desta discussão central, a ascensão social no mercado da Moda, outras são propostas ao longo do texto, como a construção de identidades na adolescência, a mídia no papel de agente social atuante neste processo de construção, e as relações de gênero no mercado da Moda e consumo.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.