Consumer Culture Theory (CCT) no Contexto das Experiências de Consumo de Serviços: Em Busca de uma Agenda de Pesquisas

  • Marcelo de Rezende Pinto Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
  • Rodrigo Cassimiro de Freitas Universidade Federal de Lavras
  • Sara Pimenta Resende Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
  • Adriano de Mendonça Joaquim Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
Palavras-chave: Consumo, Consumer Culture Theory, Serviços, Marketing de Serviços, Experiências de Consumo.

Resumo

A partir da percepção de aparentes lacunas percebidas nas literaturas atinentes tanto à Consumer Culture Theory (CCT)  quanto a de experiências de consumo de serviços, nas quais não foi possível encontrar discussões acerca da possível conversação entre elas, é que se inserem as motivações para a elaboração deste ensaio. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir uma proposta de interlocução entre a CCT tal como proposta por Arnould e Thompson (2005, 2007) e o campo das experiências de consumo de serviços, propondo reflexões e, principalmente, questões que poderiam compor uma agenda para os pesquisadores no tocante aos seguintes tópicos: serviços e tecnologia, cenário de serviços, serviços de resultados ulteriores, qualidade e satisfação em serviços, tribos, lógica dominante dos serviços, serviços públicos, marcas, marketing de relacionamento no contexto de serviços, lazer entre outras. Espera-se que as discussões apresentadas possam servir para colocar questões, provocar reflexões, “arejar” o campo de estudo com novas propostas, ampliar os horizontes de novos pesquisadores, além de contribuir para o avanço do conhecimento nas temáticas envolvidas.

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Biografia do Autor

Marcelo de Rezende Pinto, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
Doutor em Administração pela UFMG. Professor do Programa de Pós-gradualão em Administração da PUC Minas
Rodrigo Cassimiro de Freitas, Universidade Federal de Lavras
Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras
Sara Pimenta Resende, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
Professora do Departamento de Administração da PUC Minas
Publicado
2016-03-27
Como Citar
Pinto, M. de R., Freitas, R. C. de, Resende, S. P., & Joaquim, A. de M. (2016). Consumer Culture Theory (CCT) no Contexto das Experiências de Consumo de Serviços: Em Busca de uma Agenda de Pesquisas. Revista Interdisciplinar De Marketing, 5(2), 49-68. https://doi.org/10.4025/rimar.v5i2.27102
Seção
Artigos