Reflexões Sobre as Perspectivas de Contribuição da Semiótica Francesa Para os Estudos de Marketing e Branding
Resumo
Nas sociedades contemporâneas, a marca representa uma experiência, um estilo de vida e, principalmente, um repositório de significado, sendo necessário que os estudos de branding a concebam como instância semiótica, enunciadora de sentido. Considerando o contexto da pós-modernidade, este trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de contribuição da Semiótica discursiva de linha francesa para os estudos de Marketing e de branding, tomando como ponto de partida o modelo proposto por Semprini (2010). Os resultados do artigo dividem-se em duas discussões. A primeira enfatiza a experiência de inserção da Semiótica no programa de pós-graduação stricto sensu em Administração de uma instituição filiada à ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. A segunda apresenta a aplicação do modelo de Semprini (2010) em estudo de caso de uma marca brasileira de acessórios de moda e suas implicações gerenciais. Finalmente, as duas discussões complementam-se, oferecendo uma avaliação das possibilidades acadêmicas e empresariais de pesquisas interdisciplinares nos campos da Administração/Marketing e da Linguística/Semiótica.Downloads
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