Reflexões Sobre as Perspectivas de Contribuição da Semiótica Francesa Para os Estudos de Marketing e Branding

  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa PUC-Rio
  • Viviane de Azevedo Sant'Ana Gestora de Negócios na empresa Johnson & Johnson Ind. Com. Prod. Para a Saúde Ltda
  • Flávia Barroso de Mello FGV-RJ
Palavras-chave: Administração de Empresas, Branding, Marketing, Semiótica

Resumo

Nas sociedades contemporâneas, a marca representa uma experiência, um estilo de vida e, principalmente, um repositório de significado, sendo necessário que os estudos de branding a concebam como instância semiótica, enunciadora de sentido. Considerando o contexto da pós-modernidade, este trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de contribuição da Semiótica discursiva de linha francesa para os estudos de Marketing e de branding, tomando como ponto de partida o modelo proposto por Semprini (2010). Os resultados do artigo dividem-se em duas discussões. A primeira enfatiza a experiência de inserção da Semiótica no programa de pós-graduação stricto sensu em Administração de uma instituição filiada à ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. A segunda apresenta a aplicação do modelo de Semprini (2010) em estudo de caso de uma marca brasileira de acessórios de moda e suas implicações gerenciais. Finalmente, as duas discussões complementam-se, oferecendo uma avaliação das possibilidades acadêmicas e empresariais de pesquisas interdisciplinares nos campos da Administração/Marketing e da Linguística/Semiótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, PUC-Rio
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.
Viviane de Azevedo Sant'Ana, Gestora de Negócios na empresa Johnson & Johnson Ind. Com. Prod. Para a Saúde Ltda
Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e área comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: branding, administração, marketing, vendas, semiótica greimasiana e plano de marketing.
Flávia Barroso de Mello, FGV-RJ
Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e Pós-graduação em Marketing Empresarial (UNESA, 2001) e em Mídia, Tecnologia e Novas Práticas Educacionais (PUC-Rio, 2009). Atualmente é Professora-tutora (EaD) do FGV Online (FGV-RJ). Acumula 14 anos de experiência profissional no mercado corporativo, em especial em empresas do setor de tecnologia/telecomunicações, tendo desempenhado atividades nas áreas de Marketing e Treinamento & Desenvolvimento de equipes. Interesse acadêmico nas áreas de Comunicação, Consumo e Educação, com ênfase em Educação a Distância (EaD).
Publicado
2016-03-27
Como Citar
Pessôa, L. A. G. de P., Sant’Ana, V. de A., & de Mello, F. B. (2016). Reflexões Sobre as Perspectivas de Contribuição da Semiótica Francesa Para os Estudos de Marketing e Branding. Revista Interdisciplinar De Marketing, 5(2), 69-81. https://doi.org/10.4025/rimar.v5i2.27824
Seção
Artigos