Bela na Tela da TV: Padrões de Beleza e Imaginário nos Textos Culturais Televisivos

  • Roberta Dias Campos Instituto COPPEAD de Administração, UFRJ
  • Leticia Moreira Casotti Instituto COPPEAD de Administração, UFRJ
Palavras-chave: Cultura de Consumo, consumo, beleza, textos culturais, corpo

Resumo

As práticas de beleza, ainda que voluntárias, parecem orientadas por padrões subjacentes, e não declarados. Este trabalho buscou investigar o conceito de beleza veiculado em textos culturais. Para tanto, foram selecionados episódios dos programas de reality show America’s Next Top Model e Brazil’s Next Top Model. Os resultados apontam para um padrão de beleza amparado em um sistema simbólico dual, onde as normas coletivas não-ditas coexistem com a criação individual, ampla e declaradamente estimulada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Dias Campos, Instituto COPPEAD de Administração, UFRJ
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Humanas e Sociais - Paris V - René Descartes - Sorbonne (2004), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Sciences humaines et sociales - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, comportamento, pesquisa qualitativa, beleza e método dos itinerários.
Leticia Moreira Casotti, Instituto COPPEAD de Administração, UFRJ
Professora da Área de Marketing e Negócios Internacionais do Instituto Coppead de Administração de empresas da UFRJ onde ministra cursos de Gerência de Marketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa Qualitativa e Projetos de Marketing e Responsabilidade Social. Bacharel em Economia, MSc. em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ e Doutora pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Coordena o Centro de Estudos de Consumo que inclui a Cátedra L’ORÉAL de Comportamento do Consumidor. Além de várias publicações nacionais e internacionais, é autora do livro “À Mesa com a Família: um estudo do comportamento do consumidor de alimentos”, pela editora Mauad e uma das organizadoras dos livros: “Relações com os consumidores: experiências brasileiras” também pela editora Mauad e “O Tempo da Beleza: novos olhares sobre o comportamento e consumo feminino” pela editora Senac Nacional. Tem participado também de trabalhos de treinamento e pesquisa em diferentes empresas brasileiras.
Publicado
2016-09-25
Como Citar
Campos, R. D., & Casotti, L. M. (2016). Bela na Tela da TV: Padrões de Beleza e Imaginário nos Textos Culturais Televisivos. Revista Interdisciplinar De Marketing, 6(1), 26-39. https://doi.org/10.4025/rimar.v6i1.27975
Seção
Artigos