Bela na Tela da TV: Padrões de Beleza e Imaginário nos Textos Culturais Televisivos
Resumo
As práticas de beleza, ainda que voluntárias, parecem orientadas por padrões subjacentes, e não declarados. Este trabalho buscou investigar o conceito de beleza veiculado em textos culturais. Para tanto, foram selecionados episódios dos programas de reality show America’s Next Top Model e Brazil’s Next Top Model. Os resultados apontam para um padrão de beleza amparado em um sistema simbólico dual, onde as normas coletivas não-ditas coexistem com a criação individual, ampla e declaradamente estimulada.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.