Representações Sociais do Cigarro na Cultura Popular Brasileira
Resumo
O artigo investiga a representação do cigarro no imaginário coletivo brasileiro, enfatizando a dimensão simbólica do seu consumo. A partir de abordagem qualitativa e interpretativista, analisa 15 entrevistas em profundidade com ex-fumantes e 45 músicas do repertório contemporâneo brasileiro. O trabalho destaca a associação do cigarro com os temas de vício e fraqueza, mas alerta para outros significados culturais que podem ampliar a atratividade do produto, como transgressão, rebeldia, capacidade de resistência, companhia e consolo. A pesquisa chama atenção para a importância de se compreender os significados que estão sendo gerados pelos textos culturais, sobretudo aqueles de maior apelo junto ao público jovem. O trabalho aponta ainda para caminhos complementares para as campanhas de prevenção ao consumo e estímulo ao abandono do cigarro, que podem ser enriquecidas por uma perspectiva multidimensional, que inclua não apenas as dimensões orgânica e cognitiva, mas contemple também os aspectos sociais e simbólicos relacionados a esse consumo.
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