O Desejo Incontrolável de Comprar: Uma Revisão Crítica da Vulnerabilidade no Consumo

  • Maria dos Remédios Antunes Magalhães Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Compra Compulsiva. Comportamento do Consumidor. Tomada de Decisão. Vulnerabilidade. Neurociência do Consumidor.

Resumo

O interesse pela neurobiologia das decisões de consumo alimentada tem sido crescente. Pessoas são inundadas constantemente com informações sobre oportunidades gratificantes de consumo, na maioria das vezes sem tempo para ponderar e decidir adequadamente. Tal situação leva uma parte significativa da população a enfrentar consequências do impulso de comprar, distúrbio conhecido como Compra Compulsiva (CC). Para melhor ajudar neste distúrbio é preciso aproximar-se das experiências de vulnerabilidade vividas pelos consumidores compradores compulsivos, para conhecer e, intervir no sentido de trabalhar melhor o sofrimento psíquico que a questão acarreta. O objetivo deste artigo é proceder a uma revisão crítica da literatura produzida por diferentes campos do conhecimento como: Comportamento do Consumidor, Sociologia, Psiquiatria, Psicologia, Economia, Neurociência do Consumidor e Políticas Públicas. Pelo ineditismo da iniciativa esta revisão crítica oferece um quadro interdisciplinar sobre o fenômeno da compra compulsiva e almeja ajudar os futuros interessados em avançar nas fronteiras do conhecimento sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria dos Remédios Antunes Magalhães, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Doutora, professora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, especialista em neurociência do consumo.
Evandro Luiz Lopes, Universidade Nove de Julho
Professor de Marketing do PPGA da Universidade Nove de Julho. Professor Adjunto na EPPEN, da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo,
Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi
Coordenador do Mestrado Profissional - Gestão em Alimentos e Bebidas e professor Programa de Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi
Publicado
2017-07-02
Como Citar
Magalhães, M. dos R. A., Lopes, E. L., & Moretti, S. L. do A. (2017). O Desejo Incontrolável de Comprar: Uma Revisão Crítica da Vulnerabilidade no Consumo. Revista Interdisciplinar De Marketing, 7(1), 42-56. https://doi.org/10.4025/rimar.v7i1.34039
Seção
Artigos