O Desejo Incontrolável de Comprar: Uma Revisão Crítica da Vulnerabilidade no Consumo
Resumo
O interesse pela neurobiologia das decisões de consumo alimentada tem sido crescente. Pessoas são inundadas constantemente com informações sobre oportunidades gratificantes de consumo, na maioria das vezes sem tempo para ponderar e decidir adequadamente. Tal situação leva uma parte significativa da população a enfrentar consequências do impulso de comprar, distúrbio conhecido como Compra Compulsiva (CC). Para melhor ajudar neste distúrbio é preciso aproximar-se das experiências de vulnerabilidade vividas pelos consumidores compradores compulsivos, para conhecer e, intervir no sentido de trabalhar melhor o sofrimento psíquico que a questão acarreta. O objetivo deste artigo é proceder a uma revisão crítica da literatura produzida por diferentes campos do conhecimento como: Comportamento do Consumidor, Sociologia, Psiquiatria, Psicologia, Economia, Neurociência do Consumidor e Políticas Públicas. Pelo ineditismo da iniciativa esta revisão crítica oferece um quadro interdisciplinar sobre o fenômeno da compra compulsiva e almeja ajudar os futuros interessados em avançar nas fronteiras do conhecimento sobre o tema.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.