Beyond the Base of the Pyramid: For an Inclusive and Purposeful Capitalism
Resumo
The Base of the Pyramid is a fertile field for innovation. Since the seminal article form Prahalad and Hart (2002), the concept has evolved from a perspective of selling to the poor (BoP 1.0) to a more inclusive and purposeful model. Meanwhile many other trends appeared with the same objective to use market mechanisms in order to create a better world. Some of these trends are Shared Value, Conscious Capitalism, B Corps and Social Entrepreneurship. This article aims to analyze some of the common characteristics of these trends. The conclusion is that they are not complete solutions, but possibilities to rethink the way businesses are done. They do not solve the problem of eradicating poverty or diminishing vulnerabilities, but they are part of the solution.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.