Perspectivas para o Mercado Popular Brasileiro em 2023

  • Renata Giovinazzo Spers Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo Professora Associada do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
Palavras-chave: Mercado Popular, Base da Pirâmide, Consumo, Educação, Renda

Resumo

No contexto dos estudos sobre o mercado popular é relevante conhecer não somente as estratégias e perspectivas das empresas, como também as necessidades futuras do próprio mercado, enquanto segmento de consumidores e geradores de renda. Este artigo analisa tendências do mercado popular no Brasil, sobre consumo e educação para geração de renda da população. A partir da coleta de dados secundários foi realizada uma pesquisa Delphi com 2 rodadas. Foram obtidas 220 respostas de especialistas e os resultados mostram que não haverá mudança na estrutura de renda da população brasileira nos próximos anos. A baixa produtividade e poucos investimentos em inovação, que aliados à estagnação do crescimento econômico e baixos investimentos em educação, devem inibir o crescimento da renda no mercado popular. Por outro lado, há interesse das classes populares a obterem maior educação, pela percepção clara de que a educação pode trazer maiores níveis de renda e melhores empregos. Entende-se que estes resultados, ainda que exploratórios e iniciais, são relevantes para os tomadores de decisão nas empresas e no setor público, em especial no que refere-se à oferta de educação para a população de baixa renda. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-07-02
Como Citar
Spers, R. G. (2017). Perspectivas para o Mercado Popular Brasileiro em 2023. Revista Interdisciplinar De Marketing, 7(1), 95-112. https://doi.org/10.4025/rimar.v7i1.35612
Seção
Fórum