Perspectivas para o Mercado Popular Brasileiro em 2023
Resumo
No contexto dos estudos sobre o mercado popular é relevante conhecer não somente as estratégias e perspectivas das empresas, como também as necessidades futuras do próprio mercado, enquanto segmento de consumidores e geradores de renda. Este artigo analisa tendências do mercado popular no Brasil, sobre consumo e educação para geração de renda da população. A partir da coleta de dados secundários foi realizada uma pesquisa Delphi com 2 rodadas. Foram obtidas 220 respostas de especialistas e os resultados mostram que não haverá mudança na estrutura de renda da população brasileira nos próximos anos. A baixa produtividade e poucos investimentos em inovação, que aliados à estagnação do crescimento econômico e baixos investimentos em educação, devem inibir o crescimento da renda no mercado popular. Por outro lado, há interesse das classes populares a obterem maior educação, pela percepção clara de que a educação pode trazer maiores níveis de renda e melhores empregos. Entende-se que estes resultados, ainda que exploratórios e iniciais, são relevantes para os tomadores de decisão nas empresas e no setor público, em especial no que refere-se à oferta de educação para a população de baixa renda.
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