Comportamento do Consumidor de Streaming de Vídeo sob a Ótica da Extensão da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia
Resumo
Este estudo objetivou identificar os fatores que influenciam a intenção de uso dos serviços de streaming de vídeo, via aplicação da extensão da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT2). Utilizando os conceitos apresentados na teoria UTAUT2 e o processo de Modelagem de Equações Estruturais, foram evidenciados os seguintes construtos relevantes: Expectativa de Performance, Influência Social, Motivação Hedônica, Valor do Preço e Hábito. Estes são os que exercem influência positiva sobre a intenção de uso e modelam o comportamento de consumo de streaming de vídeo. Os dados indicam que 61% dos usuários utilizam estes serviços mais de 3 vezes por semana, sendo Netflix a plataforma preferida e mais utilizada. Por fim, um dado preocupante para as empresas de TV por assinatura é o fato de que 40% dos respondentes que ainda possuem TV por assinatura pretendem cancelar este serviço no futuro, e 68% dos que utilizam serviços de streaming e não possuem TV por assinatura, já o tiveram e cancelaram em algum momento. Tais resultados, possibilitam uma melhor compreensão acerca da aceitação crescente deste tipo de serviço em detrimento de formas tradicionais de entretenimento em telas.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

