Comportamento do Consumidor de Streaming de Vídeo sob a Ótica da Extensão da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia

Palavras-chave: Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia (UTAUT2), vídeo sob demanda, Modelagem de Equações Estruturais., comportamento do consumidor, streaming

Resumo

Este estudo objetivou identificar os fatores que influenciam a intenção de uso dos serviços de streaming de vídeo, via aplicação da extensão da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT2). Utilizando os conceitos apresentados na teoria UTAUT2 e o processo de Modelagem de Equações Estruturais, foram evidenciados os seguintes construtos relevantes: Expectativa de Performance, Influência Social, Motivação Hedônica, Valor do Preço e Hábito. Estes são os que exercem influência positiva sobre a intenção de uso e modelam o comportamento de consumo de streaming de vídeo. Os dados indicam que 61% dos usuários utilizam estes serviços mais de 3 vezes por semana, sendo Netflix a plataforma preferida e mais utilizada. Por fim, um dado preocupante para as empresas de TV por assinatura é o fato de que 40% dos respondentes que ainda possuem TV por assinatura pretendem cancelar este serviço no futuro, e 68% dos que utilizam serviços de streaming e não possuem TV por assinatura, já o tiveram e cancelaram em algum momento. Tais resultados, possibilitam uma melhor compreensão acerca da aceitação crescente deste tipo de serviço em detrimento de formas tradicionais de entretenimento em telas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Alves, FEA USP

Departamento de Administração

FEA USP

Kavita Miadaira Hamza, FEA USP

Departamento de Administração

FEA USP

Publicado
2020-09-09
Como Citar
Alves, G., & Hamza, K. M. (2020). Comportamento do Consumidor de Streaming de Vídeo sob a Ótica da Extensão da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia. Revista Interdisciplinar De Marketing, 9(1), 46-61. https://doi.org/10.4025/rimar.v9i1.41514
Seção
Artigos