A Construção de Mercados sob a Perspectiva da Teoria Ator-Rede e dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC)
Resumo
Estudos sobre o processo de construção de mercados, da performatividade do marketing, e sobre o papel dos atores construção e reconstrução de mercados podem enriquecer o campo de estudos do marketing. Compreender a dinâmica dos mercados, em uma perspectiva longitudinal (temporal) e os diferentes arranjos de mercado pode proporcionar aos pesquisadores um olhar diferente sobre o marketing e sua performatividade. Pretendemos demonstrar como a corrente epistemológica da Teoria Ator-Rede (TAR) e dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC) podem contribuir para compreensão sobre a formação de mercados. Ao trazer para o primeiro plano as práticas dos atores enquanto performam em seus arranjos de mercado, os EMC possibilitam aos pesquisadores uma visão processual do marketing. O marketing não deve ser um objeto de estudo meramente ferramental e preocupado apenas com resultados. A riqueza do olhar processual e longitudinal pode proporcionar um olhar mais crítico sobre a prática de marketing. O estudo dos arranjos de mercado permite a compreensão de associações entre atores humanos e não-humanos para promover enquadramentos e transbordamentos. Por sua vez, o estudo das práticas de mercado lança o olhar do pesquisador à ação, à mudança, para compreender como os mercados são construídos.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.