A Moda nos Estudos do Campo da Cultura de Consumo: Uma Revisão Bibliográfica

  • Verônica Fujise Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Lilian Mara Ferreira Fernandes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Ronan Torres Quintão IFSP e PPGA do CEFET-MG
Palavras-chave: Moda, Cultura de Consumo, Revisão Bibliográfica.

Resumo

Os estudos sobre moda no campo de pesquisa de cultura de consumo (CCT) produzem contribuições interessantes para o entendimento do comportamento do consumidor e mercado introduzindo debates e tensões interessantes dentro do campo de pesquisa. Por isso, o presente trabalho tem o objetivo de revisar e analisar a literatura do campo de pesquisa relacionada à CCT sobre o conceito de moda e identificar as diferentes abordagens utilizadas até então. Foi realizada uma revisão bibliográfica das publicações dos principais periódicos nacionais e internacionais da área de Marketing e CCT que utilizaram a moda para compreender a dinâmica do mercado, o comportamento do consumidor e suas implicações. Foram encontrados 35 artigos e a análise desses estudos foi realizada a partir de alguns elementos relevantes para a CCT, como campos temáticos, aportes teóricos, contextos estudados, metodologias adotadas, bem como a análise sobre o papel do consumidor no mercado e o uso do discurso da moda na construção de identidades individuais e coletivas. Dessa forma, a pesquisa amplia o entendimento sobre o conceito de moda, incorporando uma revisão dos estudos realizados ao campo da cultura de consumo.

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Biografia do Autor

Verônica Fujise Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Mestre em Administração pelo CEFET-MG e Bacharel em Administração pela UFMG.
Lilian Mara Ferreira Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Mestre em Administração pelo CEFET-MG e Bacharel em Administração pela UFMG.
Ronan Torres Quintão, IFSP e PPGA do CEFET-MG

Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela EAESP-FGV, com realização de doutorado sanduíche na York University (Schulich School), Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Logística pela UFMG e Bacharel em Adminsitração pela UFMG. Professor Efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), câmpus Jacareí. Professor do curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Áreas de interesse: Comportamento do Consumidor, Mercado, Cultura de Consumo e Ensino nos Programas de Pós-Graduação em Marketing no Brasil. Possui artigos e trabalhos científicos publicados nacional e internacionalmente, assim como participações em livros. 

Publicado
2018-12-31
Como Citar
Pereira, V. F., Fernandes, L. M. F., & Quintão, R. T. (2018). A Moda nos Estudos do Campo da Cultura de Consumo: Uma Revisão Bibliográfica. Revista Interdisciplinar De Marketing, 8(2), 152-164. https://doi.org/10.4025/rimar.v8i2.42467
Seção
Artigos