A Moda nos Estudos do Campo da Cultura de Consumo: Uma Revisão Bibliográfica
Resumo
Os estudos sobre moda no campo de pesquisa de cultura de consumo (CCT) produzem contribuições interessantes para o entendimento do comportamento do consumidor e mercado introduzindo debates e tensões interessantes dentro do campo de pesquisa. Por isso, o presente trabalho tem o objetivo de revisar e analisar a literatura do campo de pesquisa relacionada à CCT sobre o conceito de moda e identificar as diferentes abordagens utilizadas até então. Foi realizada uma revisão bibliográfica das publicações dos principais periódicos nacionais e internacionais da área de Marketing e CCT que utilizaram a moda para compreender a dinâmica do mercado, o comportamento do consumidor e suas implicações. Foram encontrados 35 artigos e a análise desses estudos foi realizada a partir de alguns elementos relevantes para a CCT, como campos temáticos, aportes teóricos, contextos estudados, metodologias adotadas, bem como a análise sobre o papel do consumidor no mercado e o uso do discurso da moda na construção de identidades individuais e coletivas. Dessa forma, a pesquisa amplia o entendimento sobre o conceito de moda, incorporando uma revisão dos estudos realizados ao campo da cultura de consumo.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.