Consumer Culture Theory: Uma Análise das Publicações Realizadas por Autores Brasileiros
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama do campo de pesquisa da CCT, identificando a evolução histórica do número de artigos publicados relacionados ao campo, os periódicos e os programas de pesquisa desenvolvidos. Foram analisados 251 artigos utilizando uma abordagem metodológica descritivo-qualitativa por meio do levantamento das publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais realizadas por brasileiros que atuam em instituições de ensino nacionais. Foi identificado crescimento acentuado do número de publicações em dois momentos: de 2007 para 2008 e de 2011 para 2012. Várias ações do campo da CCT no Brasil durante a última década apresentam relação com o seu crescimento internacional. A Revista de Administração de Empresas, os Cadernos EBAPE e a Revista Brasileira de Marketing foram os três periódicos que tiveram o maior número de publicações que utilizam a abordagem. Foram identificados os seguintes programas de pesquisa desenvolvidos no Brasil: (1) anticonsumo, consumo consciente e resistência ao consumo; (2) indústria cultural; (3) culturas de mercado; (4) experiências de consumo; (5) projetos de identidade. Sob o ponto de vista da área de marketing, buscamos, com este estudo, ajudar a consolidar a legitimação do campo da CCT nacionalmente identificando as conquistas e as realizações nas últimas décadas.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.