Validação da Escala Perceived Financial Well-Being no Contexto Brasileiro

Palavras-chave: Bem-Estar Financeiro, Comportamento do Consumidor, Validade de Escala

Resumo

A compreensão dos fatores que afetam o bem-estar financeiro dos indivíduos é um tópico atual e relevante nas literaturas de comportamento do consumidor, finanças comportamentais e psicologia econômica. Múltiplas causas têm sido apontadas como antecedentes do bem-estar financeiro, que, por sua vez, é um importante componente do bem-estar geral do indivíduo. A correta mensuração empírica desse construto é essencial para o teste de hipóteses e avanço da literatura sobre o tema. Nesse sentido, neste artigo, validamos a escala Perceived Financial Well-Being de Netemeyer et al. (2018) no Brasil. A escala original, com dez itens divididos nas dimensões futuro e presente, tem seus itens traduzidos para o Português e sua validade de conteúdo verificada. As propriedades psicométricas do instrumento de medida são analisadas a partir de uma amostra de 1.027 indivíduos e avaliadas como adequadas em termos de dimensionalidade, consistência interna, e validades de construto, discriminante, de critério e nomológica.

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Biografia do Autor

Mateus Canniatti Ponchio, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)
Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP (2006) com Estágio Doutoral na University of Otago - Nova Zelândia (2006) e Graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2002). Concluiu seu pós-doutorado (2016) na Georgia State University Robinson College of Business. Atualmente é professor titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP) – onde é professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Administração e Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC), professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e Editor Científico da RAE - Revista de Administração de Empresas (FGV).
Rafaela Almeida Cordeiro, Universidade de São Paulo e Universidade Anhembi-Morumbi
Doutora em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) com período sanduíche no departamento de Consumer Science da University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos. Mestre em Administração pela ESPM. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.
Virgínia Nicolau Gonçalves, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Administração da ESPM São Paulo (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Mestre em Comportamento do Consumidor também pela ESPM. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente trabalha com o tema Educação Financeira na área de Sustentabilidade do Itaú Unibanco.
Publicado
2020-10-04
Como Citar
Ponchio, M. C., Cordeiro, R. A., & Gonçalves, V. N. (2020). Validação da Escala Perceived Financial Well-Being no Contexto Brasileiro. Revista Interdisciplinar De Marketing, 10(1), 17-26. https://doi.org/10.4025/rimar.v10i1.45854
Seção
Artigos