“Como se Fosse Original...”: Um Estudo Sobre o Comportamento de Consumo de Réplicas de Bolsas de Luxo

  • Leonardo Soares da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Renata Couto de Azevedo de Oliveira Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
Palavras-chave: Falsificação, Comportamento do consumidor, Laddering, Semiótica, Louis Vuitton

Resumo

O presente estudo objetiva identificar os valores responsáveis pela decisão de compra das consumidoras de classe média de réplicas de bolsas da marca Louis Vuitton. Foram conduzidas 15 entrevistas e os dados produzidos foram analisados por meio da técnica laddering (ROKEACH, 1973) e, complementarmente, na perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa (FLOCH, 1990). Os resultados sugerem que as consumidoras procuram elevar sua autoestima e buscar pertencimento, valores individuais que parecem ser os reais motivadores da decisão de compra. Destaca-se também que na busca por esses valores individuais, as consumidoras assumiram atributos e características das bolsas originais para suas réplicas, suspendendo sua descrença (HAYMANN, 2012) e, portanto, tomando-as como se fossem originais.

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Biografia do Autor

Leonardo Soares da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando no curso de Comunciação Social da UFRJ

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Professor Adjunto do Departamento de Administração da PUC-Rio (IAG/PUC-Rio)
Renata Couto de Azevedo de Oliveira, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração
Publicado
2020-10-04
Como Citar
da Silva, L. S., de Paula Pessôa, L. A. G., & de Azevedo de Oliveira, R. C. (2020). “Como se Fosse Original.”: Um Estudo Sobre o Comportamento de Consumo de Réplicas de Bolsas de Luxo. Revista Interdisciplinar De Marketing, 10(1), 27-41. https://doi.org/10.4025/rimar.v10i1.45917
Seção
Artigos