“Como se Fosse Original...”: Um Estudo Sobre o Comportamento de Consumo de Réplicas de Bolsas de Luxo
Resumo
O presente estudo objetiva identificar os valores responsáveis pela decisão de compra das consumidoras de classe média de réplicas de bolsas da marca Louis Vuitton. Foram conduzidas 15 entrevistas e os dados produzidos foram analisados por meio da técnica laddering (ROKEACH, 1973) e, complementarmente, na perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa (FLOCH, 1990). Os resultados sugerem que as consumidoras procuram elevar sua autoestima e buscar pertencimento, valores individuais que parecem ser os reais motivadores da decisão de compra. Destaca-se também que na busca por esses valores individuais, as consumidoras assumiram atributos e características das bolsas originais para suas réplicas, suspendendo sua descrença (HAYMANN, 2012) e, portanto, tomando-as como se fossem originais.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.