Identidade e Consumo na Meia-idade: Uma Perspectiva Teórica

Palavras-chave: Identidade, Meia-idade, Consumo

Resumo

O período da meia-idade parece particularmente importante, uma vez que as mudanças na vida são evidenciadas, podendo ser marcado por um período de ‘crise’ onde prioridades são alteradas e existe um processo de reavaliação de fatores presentes no cotidiano. Grande parte destas mudanças estão relacionadas ao processo identitário do indivíduo, em que o consumo tem forte contribuição. Entretanto, durante um processo de ‘crise’, o consumo poderia representar um elemento de reconfiguração identitária? Para discutir a temática realizou-se um estudo teórico sobre meia-idade e a crise, o processo de consumo e extensão do self, e a identidade na meia-idade.  Neste período, é possível identificar alterações significativas de papeis, ambiguidades, contradições e outras instabilidades de vida. A crise da meia-idade se configura diferenciadamente para homens e mulheres, e estão presentes conflitos em relação ao ego e aceitação em relação ao início do envelhecimento. A reconfiguração do self a partir do consumo se apresentou direcionada pelo consumo conspícuo, de estética, lazer e educação. A ressignificação da identidade e o processo de consumo inerente podem contribuir para que a passagem pela crise da meia-idade não seja um período estranho e de sofrimento, mas vivenciada como um momento de crescimento pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Vieira Borges, Professora Adjunta DEPAD / UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - MG Doutoranda em Administração DAE / UFLA - Universidade Federal de Lavras - MG
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2003), graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e é mestre em Administração também pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (atual). Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) lotada no Departamento de Administração, trabalhando as grades de marketing e economia para o curso de bacharelado em administração. Foi coordenadora do Curso EAD em Administração Pública (EAD) (2013-2014), do curso de graduação em Administração (2016-2017) e coordenadora de tutoria do curso EAD em Administração Pública (2014-2018). Tem interesse de pesquisa nas áreas de comportamento do consumidor, marketing de serviços e cultura do consumo.
Alyce Cardoso Campos, Mestranda em Administração DAE / UFLA - Universidade Federal de Lavras - MG
Mestranda em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA), linha de pesquisa: Gestão estratégica, marketing e inovação. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (2017) onde foi fundadora e diretora de Marketing da Empresa Júnior TriVallis Consultoria (2014-2016). Realizou intercâmbio institucional na Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), onde cumpriu disciplinas da licenciatura e mestrado em Marketing e do mestrado em Comunicação Estratégica (2015/2016). É técnica em Gestão Empresarial com ênfase em Contabilidade pelo Colégio CEST, Ipatinga - MG (2012).
Mônica Carvalho Alves Cappelle, Professora associada DAE / UFLA - Universidade Federal de Lavras - MG
Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA (1999), possui Mestrado em Administração por essa mesma Universidade (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Estudos Organizacionais, Metodologia de Pesquisa e Gestão de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho, relações de gênero, subjetividade, identidade, cultura, carreira, relações de poder e poder disciplinar. Atualmente é professora associada do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras e pesquisadora líder do grupo de pesquisa NEORGS- Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Foi membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) de 2012 a 2016 na qual esteve como coordenadora nos anos 2013 e 2014. Foi líder do tema Gênero e Diversidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), área de Estudos Organizacionais por cinco mandatos (2011-2015).
Daniel Carvalho de Rezende, Professor associado DAE / UFLA - Universidade Federal de Lavras - MG

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2000), doutorado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Marketing - Lancaster University (2012). Foi professor visitante em duas instituições estrangeiras: Northern Michigan University (2011) e Lancaster University (2011-2012). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Lavras, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA) e Editor Associado do periódico Organizações Rurais e Agroindustriais. Foi Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação Lato Sensu da UFLA (2013-2016), Editor do periódico Organizações Rurais e Agroindustriais (2013-2016) e Coordenador do Centro de Educação a Distância da UFLA (2009-2011). Atua na área de Marketing, com destaque para os seguintes temas: consumo cultural, consumo de status, consumo e marketing de alimentos, consumo ético, marketing verde e cultura do consumo.

Publicado
2020-10-04
Como Citar
Borges, J. V., Campos, A. C., Cappelle, M. C. A., & Rezende, D. C. de. (2020). Identidade e Consumo na Meia-idade: Uma Perspectiva Teórica. Revista Interdisciplinar De Marketing, 10(1), 62-75. https://doi.org/10.4025/rimar.v10i1.46111
Seção
Artigos