Vulnerabilidade e Educação Financeira: A Visão de Gerentes de Banco
Resumo
Gerentes de banco podem ser agentes de educação financeira de pessoas consideradas vulneráveis como parte de políticas de responsabilidade social corporativa. Tendo essa perspectiva em vista, o objetivo deste trabalho voltou-se para compreender a percepção que gerentes de um banco de varejo têm acerca da vulnerabilidade financeira dos consumidores, em especial de correntistas aposentados, e do papel da educação financeira para minimizar essa vulnerabilidade. A pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas em profundidade com seis gerentes de uma instituição financeira com destacada atuação no mercado brasileiro, revelou gerentes que se consideram vulneráveis na relação com a instituição bancária, não apenas no papel de funcionários, mas também como consumidores de serviços bancários. O entendimento da educação financeira por sua vez, limita-se a noções básicas, resultantes de treinamentos realizados, mas não se converte em ferramenta para diminuir a vulnerabilidade na prática profissional. Os resultados apontam também para uma possível vulnerabilidade dos correntistas aposentados, pressionados por demandas financeiras dos familiares e atendidos por gerentes que não tem elementos para contribuir com sua educação financeira.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.