1o Censo Brasileiro dos Pesquisadores Acadêmicos de Marketing

Palavras-chave: marketing, censo, acadêmico, pesquisadores, ANPAD

Resumo

Neste artigo analisamos os resultados do 1oCenso Brasileiro dos Pesquisadores Acadêmicos de Marketing, realizado pelo Comitê Científico de Marketing da ANPAD (2015-2017).  A pesquisa teve os seguintes objetivos: 1) traçar um diagnóstico e divulgar quem são, onde estão e quais são os interesses/competências temáticos e metodológicos dos pesquisadores de marketing que atuam no Brasil; 2) identificar a criação/consolidação de projetos e de grupos/redes de pesquisa interinstitucionais; 3) auxiliar os órgãos de fomento, periódicos científicos, programas de pós-graduação, e organizadoras de congressos científicos, por meio da identificação dos temas e métodos de especialidade/interesse dos pesquisadores; e 4) fortalecer a comunidade científica brasileira de marketing, por meio da divulgação pública dos dados sobre os pesquisadores. Realizamos uma survey online respondida por 294 pesquisadores, de mais de 50 instituições de todo o Brasil. Os resultados mostram que temos uma comunidade científica jovem; com poucos vínculos institucionais acadêmicos; que apresenta baixa frequência de redes de pesquisa interorganizacionais (entre grupos de pesquisa/universidades) e de projetos de pesquisa financiados; grande concentração das pesquisas sobre consumo e comportamento do consumidor; foco metodológico em técnicas mais tradicionais e pouco inovadoras; e baixa inserção internacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Andrade Brei, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Docteur em Sciences de Gestion pela HEC, Doutor em Administração pela UFRGS, Professor Associado de Marketing na UFRGS.

José Afonso Mazzon, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Administração pela FEA-USP, Professor Titular em Administração na FEA-USP.

Salomão Alencar de Farias, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Administração pela FEA-USP, Professor Associado na UFPE.

Celso Augusto de Matos, Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)

Doutor em Administração pela UFRGS, Professor na UNISINOS.

Publicado
2020-12-10
Como Citar
Brei, V. A., Mazzon, J. A., Farias, S. A. de, & Matos, C. A. de. (2020). 1o Censo Brasileiro dos Pesquisadores Acadêmicos de Marketing. Revista Interdisciplinar De Marketing, 10(2), 78-94. https://doi.org/10.4025/rimar.v10i2.48142
Seção
Artigos