1o Censo Brasileiro dos Pesquisadores Acadêmicos de Marketing
Resumo
Neste artigo analisamos os resultados do 1oCenso Brasileiro dos Pesquisadores Acadêmicos de Marketing, realizado pelo Comitê Científico de Marketing da ANPAD (2015-2017). A pesquisa teve os seguintes objetivos: 1) traçar um diagnóstico e divulgar quem são, onde estão e quais são os interesses/competências temáticos e metodológicos dos pesquisadores de marketing que atuam no Brasil; 2) identificar a criação/consolidação de projetos e de grupos/redes de pesquisa interinstitucionais; 3) auxiliar os órgãos de fomento, periódicos científicos, programas de pós-graduação, e organizadoras de congressos científicos, por meio da identificação dos temas e métodos de especialidade/interesse dos pesquisadores; e 4) fortalecer a comunidade científica brasileira de marketing, por meio da divulgação pública dos dados sobre os pesquisadores. Realizamos uma survey online respondida por 294 pesquisadores, de mais de 50 instituições de todo o Brasil. Os resultados mostram que temos uma comunidade científica jovem; com poucos vínculos institucionais acadêmicos; que apresenta baixa frequência de redes de pesquisa interorganizacionais (entre grupos de pesquisa/universidades) e de projetos de pesquisa financiados; grande concentração das pesquisas sobre consumo e comportamento do consumidor; foco metodológico em técnicas mais tradicionais e pouco inovadoras; e baixa inserção internacional.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.