Marketing de Relacionamento para Empresas que Promovem Eventos de Formatura: Uma Pesquisa-ação em Minas Gerais
Resumo
O mercado de formaturas universitárias no Brasil cresce de maneira vertiginosa, devido principalmente ao fato das vagas para os cursos superiores terem sido ampliadas consideravelmente, baseado no Censo da Educação Superior 2018 realizado pelo MEC. Neste sentido, tal pesquisa mostrou-se importante, uma vez que buscou contribuir tanto com a academia, quanto com o campo gerencial, devido à exploração de um mercado empresarial pouco estudado, e utilizando uma metodologia baseada na ação, como é o caso da pesquisa-ação. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar como uma empresa de Minas Gerais se desenvolveu quando começou a utilizar os construtos teóricos do marketing de relacionamento. Seguindo Thiollent (2005), a pesquisa-ação foi dividida em quatro etapas: fase exploratória, fase principal, fase de ação e fase de avaliação. Ao final das analises, as ações tomadas pela empresa foram: criação do setor de marketing; contratação de um sistema gerencial (SGE); treinamento da equipe; segmentação de mercado e; elaboração de estratégias de relacionamento com cliente. Em seguida, para corroborar a eficácia desse estudo, realizou-se uma pesquisa com 150 clientes obtendo um índice de 95% de satisfação. Também houve a melhoria do ambiente organizacional e na interatividade com o cliente.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

