Cidadania e Mercado: Participação e Pertencimento Social Mediados por Interações no Mercado
Resumo
Cidadania tem sido tomada como um conceito teórico fluído, sendo apropriado de diferentes formas nas ciências sociais, inclusive pelo campo do marketing. Neste ensaio teórico busca-se apresentar um mapeamento do conceito de cidadania e propor um olhar integrado entre as noções de cidadania e mercado. Para isso, primeiramente foi elaborada uma matriz de agrupamento teórico envolvendo três loci distintos de análise: estado, consumo e organizações; e três dimensões: política, comportamental e prática. Com base nessa matriz, organizaram-se as diferentes abordagens que utilizam da cidadania como base para teorização em marketing. Em seguida foi proposto um olhar integrado que envolve os lóci consumo e organizações a partir de uma dimensão prática. Esta análise permitiu discutir como o mercado consiste num template utilizado por agentes de mercado para o exercício de cidadania. Discute-se que as práticas desempenhadas nos mercados envolvem não somente consumidores, mas sim uma rede de agentes que assumem o mercado um local de participação e pertencimento social. As reflexões apresentadas servem de suporte para estudos empíricos que visam compreender como o exercício de cidadania se manifesta nas práticas de mercado e as suas consequências positivas e negativas.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

