Antecedentes da Lealdade de Doadores de Instituições Filantrópicas: O Papel do Apego e da Confiança
Resumo
O marketing focado no relacionamento consumidor-marca representa uma ferramenta estratégica e eficiente na criação e permanência de um relacionamento positivo entre as empresas e seus clientes, e é bastante utilizado por organizações que visam o lucro. As instituições sem fins lucrativos diante das dificuldades de financiamento de suas atividades, podem utilizar o CBR (Consumer-Brand Relationships) para estreitar e aprofundar os laços com os atuais doadores, colaborando assim para a construção da lealdade e permanência dessas doações. Este trabalho teve o objetivo de estudar e compreender o papel do apego e da confiança na geração de lealdade de doadores em instituições filantrópicas. Para tanto foi realizada pesquisa quantitativa com a coleta de 339 questionários entre doadores reais. O modelo hipotético foi analisado por meio da modelagem de equações estruturais com o AMOS 23. Os resultados obtidos confirmaram que o apego juntamente com a confiança são bases para a geração de lealdade de doares, explicando 82% da lealdade. Neste sentido, este é o primeiro trabalho que trata do apego e da confiança como antecedentes simultâneos da lealdade de doações em instituições filantrópicas.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

