Poeta e Pensador de Marketing? Uma Análise dos Escritos de Fernando Pessoa sobre Gestão
Resumo
Tem havido um interesse crescente de pesquisadores de marketing em compreender a trajetória da disciplina e suas variações em tempos e lugares diferentes. O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das obras do poeta Fernando Pessoa relacionadas à gestão, escritas na década de 1920, e analisar o conteúdo das mesmas de forma a se apontar a sua associação a temas que contemporaneamente são discutidos na disciplina de marketing. Para tanto, trazemos no referencial teórico a discussão a respeito do escopo da disciplina a partir da apresentação da dicotomia macromarketing/micromarketing (Hunt & Burnett, 1982), que serve como base para o entendimento do conhecimento de marketing. As obras de Fernando Pessoa dedicadas à gestão foram selecionadas e constituíram o corpus de dados, o qual foi analisado com base na análise de conteúdo tradicional com apoio do software de análise de dados MaxQDA 2018. Ao fim, observamos que os escritos de Pessoa trazem indicações de que os conhecimentos e práticas de comércio discutidos naquele tempo em Portugal já apontavam para temas que hoje fazem parte do conhecimento de marketing consolidado, como segmentação de mercados, orientação para o marketing e sistemas de marketing.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

