O Símbolo Como Perspectiva de Marca na Comunicação de Times de Futebol

Palavras-chave: Identidade de marca, Símbolo, Futebol, Branding, Marketing

Resumo

O estudo pretende analisar a identidade de marca de times de futebol da série A do Campeonato Brasileiro, a partir da perspectiva de marca como símbolo, com uso da técnica de Análise Crítica de Discurso. Ao final, houve predomínio do elemento de imagens visuais como parte do símbolo, uma das perspectivas da marca. A linguagem adotada pelos clubes, a de imagens, contribui significativamente para a lembrança da marca.

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Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, FURB Universidade de Blumenau

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, Professor na FURB.

Elton Belz, FURB Universidade de Bumenau

Doutorando em Administração pela UFSC, PPGAD - FURB

Ana Cláudia da Silva Rutzen, FURB Universidade de Blumenau

Graduanda em Pedagogia pela FURB.

Publicado
2020-12-10
Como Citar
Scharf, E. R., Belz, E., & Silva, A. (2020). O Símbolo Como Perspectiva de Marca na Comunicação de Times de Futebol. Revista Interdisciplinar De Marketing, 10(2), 138-154. https://doi.org/10.4025/rimar.v10i2.55052
Seção
Artigos