Sistemas de Marketing, Mercado e Qualidade de Vida: Uma análise a partir do Buen Vivir Andino
Resumo
Estudos sobre desenvolvimento têm sido dominados por uma perspectiva econômica simplificada, pós revolução industrial. O projeto de desenvolvimento neoliberal, disseminado globalmente por agentes supranacionais, operacionalizado por sistemas de marketing complexos em múltiplas escalas, tem negligenciado saberes tradicionais endógenos em regiões periféricas e obscurecido a noção de qualidade de vida e bem-estar. O Buen Vivir, como voz alternativa e resistente a universalidade do modelo neoliberal, fornece uma visão de mundo baseada na cosmovisão relacional, para um pluriverso de possibilidades de se construir novos mundos. Estabelecemos neste ensaio algumas “pontes conceituais” entre o Buen Vivir e sistemas de marketing que podem ampliar a discussão sobre as múltiplas relações entre desenvolvimento, mercados, sistema de marketing, qualidade de vida e bem-estar.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.