Construção e Dinâmicas de Mercado: O Estágio Evolutivo da Área no Brasil Frente ao Contexto Internacional

Palavras-chave: Estudos de Mercado Construtivistas, Dinâmicas de Sistemas de Mercado, Sistemas de Marketing, Formação de Mercados, Estudos de Mercado

Resumo

Esse artigo tem como objetivo caracterizar a evolução da produção nacional na temática de estudos de mercado, tendo como foco os artigos publicados no tema “Construção e Dinâmicas de Mercado” no EnAnpad e no Encontro de Marketing da Anpad (EMA) de 2019 a 2021, situando-os frente ao estado da arte e às tendências atuais do estudo de mercados em nível mundial. Para tanto, foi feita uma breve revisão do estágio atual das teorias de estudo de mercado, uma reconstrução histórica da trajetória do campo empírico no Brasil, e uma leitura detalhada dos 41 artigos publicados no track em questão até o ano de 2021. A análise do corpus de pesquisa levou à construção de um painel da produção, que engloba as linhas teóricas predominantes, a metodologia dos artigos, a origem da produção e a articulação com o estado da arte internacional, o que permitiu a elaboração de constatações e proposições para o avanço da temática em território nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Professor Associado em Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Álvaro Leonel de Oliveira Castro, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Publicado
2022-12-29
Como Citar
Rezende, D. C. de, & Castro, Álvaro L. de O. (2022). Construção e Dinâmicas de Mercado: O Estágio Evolutivo da Área no Brasil Frente ao Contexto Internacional. Revista Interdisciplinar De Marketing, 12(2), 128-140. https://doi.org/10.4025/rimar.v12i2.65568
Seção
Artigos