Construção e Dinâmicas de Mercado: O Estágio Evolutivo da Área no Brasil Frente ao Contexto Internacional
Resumo
Esse artigo tem como objetivo caracterizar a evolução da produção nacional na temática de estudos de mercado, tendo como foco os artigos publicados no tema “Construção e Dinâmicas de Mercado” no EnAnpad e no Encontro de Marketing da Anpad (EMA) de 2019 a 2021, situando-os frente ao estado da arte e às tendências atuais do estudo de mercados em nível mundial. Para tanto, foi feita uma breve revisão do estágio atual das teorias de estudo de mercado, uma reconstrução histórica da trajetória do campo empírico no Brasil, e uma leitura detalhada dos 41 artigos publicados no track em questão até o ano de 2021. A análise do corpus de pesquisa levou à construção de um painel da produção, que engloba as linhas teóricas predominantes, a metodologia dos artigos, a origem da produção e a articulação com o estado da arte internacional, o que permitiu a elaboração de constatações e proposições para o avanço da temática em território nacional.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.