"Sempre Seremos Latourianos": Reflexões Sobre a Importância da Matriz de Pensamento da Teoria do Ator-Rede Para os Estudos de Consumo

Palavras-chave: Teoria do Ator-Rede, Consumo, Consumer Culture Theory

Resumo

Ao tempo que Bruno Latour nos deixa, esta pensata visa homenageá-lo e nos instiga a refletir sobre sua importância como pensador contemporâneo e, mais especificamente, sobre as contribuições que a Teoria do Ator-Rede vem proporcionando aos estudos de consumo, fundamentalmente para a Consumer Culture Theory (CCT). A interconectividade de suas obras, de uma matriz de pensamento para além da agência humana, de seus recursos teóricos e metodológicos são elementos convidativos aos futuros pesquisadores do pensamento relacional. Ao desejarem trabalhar a equidade nas relações entre consumidores e objetos e lidar com novas formas de investigação no campo, podem alcançar outras possibilidades de revelar aquilo que é inusitado e enigmático nas experiências do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Braga, Coppead/UFRJ

Pós-Doutoranda e Pesquisadora pelo Instituto Coppead/UFRJ. Doutora em Administração pelo Instituto Coppead/UFRJ. Mestre em Administração pelo IAG/PUC-Rio. Mestranda em Filosofia pela UFRRJ.

Leandro Chevitarese, UFFRJ

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Filosofia, na área de Filosofia da Cultura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, na área de Ética Ambiental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Filosofia, na área de Ética, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professor Associado de Filosofia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Educação e Sociedade.

Publicado
2022-12-29
Como Citar
Braga, C., & Chevitarese, L. (2022). "Sempre Seremos Latourianos": Reflexões Sobre a Importância da Matriz de Pensamento da Teoria do Ator-Rede Para os Estudos de Consumo. Revista Interdisciplinar De Marketing, 12(2), 171-177. https://doi.org/10.4025/rimar.v12i2.65720
Seção
Pensata