Marketing Social, Transformative Consumer Research e Design Science Research: Um Percurso Metodológico com Ideais Compartilhados

Palavras-chave: marketing social, transformative consumer research, design science research

Resumo

As pesquisas da área de marketing social estão muito alinhadas com a perspectiva da mudança de comportamento do consumidor para a promoção do bem-estar social. O movimento que estimula a pesquisa transformativa com o consumidor chamado de Transformative Consumer Research alinha-se à promoção da qualidade de vida. A criação de soluções concretas capazes de mudar o comportamento de indivíduos e organizações é característico da metodologia científica Design Science Research. Nesse artigo, foram constatadas relações relevantes entre o conceito, o movimento e a metodologia supracitados.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Souto Maior Serrano, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor de Comunicação em Mídias Digitais na Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na UFPB. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Tem experiência na área de Educação a Distância, Desenvolvimento Web, Gamificação, Marketing Social e Processamento de Linguagem Natural.

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Administração (Universidade Federal de Lavras - UFLA). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB. 

Publicado
2023-01-29
Como Citar
Serrano, P. H. S. M., & Abreu, N. R. de. (2023). Marketing Social, Transformative Consumer Research e Design Science Research: Um Percurso Metodológico com Ideais Compartilhados. Revista Interdisciplinar De Marketing, 13(1), 33-46. https://doi.org/10.4025/rimar.v13i1.66411
Seção
Artigos