Novo Corpo, Novo Eu: Autoimagem e Consumo de Vestuário Antes e Após Cirurgia Bariátrica

Palavras-chave: Autoimagem corporal, Consumo de vestuário, Consumo plus size

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender a autoimagem de pessoas que realizaram cirurgia bariátrica e o processo de transição no consumo de vestuário. Por meio da história oral, bariátricos participaram das entrevistas, sendo os dados analisados a partir de seus conteúdos. Os resultados indicaram que a rápida perda de peso e as alterações no contorno corporal refletem na autoimagem e elevam os níveis de autoestima e bem-estar, mesmo para aqueles que não tinham baixa autoestima enquanto obesos. A autoestima aumenta ao longo do processo de emagrecimento e, a autoimagem, formada a partir da perda de peso, motiva o consumo de vestuário por parte daqueles que realizaram a cirurgia; algo até então nem sempre sentido na condição de obesidade. Por outro lado, viu-se que a empolgação no consumo gera distúrbios relativos à impulsão, o que pode ativar sensações negativas. O estudo contribui ao revelar que apesar da autoestima elevada, outros aspectos relativos ao processo de emagrecimento, como a flacidez do corpo pós emagrecimento e a sensação de insegurança, podem gerar frustações no momento da compra. Com isso, o mercado da moda deve procurar conhecer melhor esses consumidores para desenvolver produtos que ajudem no processo de mudança corporal.

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Biografia do Autor

Magda Vanessa Souza da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB). Servidora técnica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Francisco Vicente Sales Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE.

Publicado
2023-01-29
Como Citar
Silva, M. V. S. da, & Sales Melo, F. V. (2023). Novo Corpo, Novo Eu: Autoimagem e Consumo de Vestuário Antes e Após Cirurgia Bariátrica. Revista Interdisciplinar De Marketing, 13(1), 59-78. https://doi.org/10.4025/rimar.v13i1.66642
Seção
Artigos