Consumo Digital de Live Streams Mediadas por VTubers

Palavras-chave: Consumo Digital, Relações Sociotécnicas, Redes Sociais, VTubers, Live Streams

Resumo

Esse estudo teve como objetivo compreender a experiência de consumo de performances compartilhadas em live streams mediadas por VTubers, um fenômeno que surge a partir da virtualização do mundo, e se consolida no paradigma nas relações sociotécnicas. As relações de consumo digital são essencialmente sociotécnicas, não sendo possível separar o fator humano e social (a agência dos usuários), do fator técnico (a influência das interfaces e algoritmos), exigindo que o fenômeno seja analisado considerando a simbiose humano-tecnologia. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, conduzida por uma netnografia, com observações em live streams de VTubers e em comunidades de fãs localizadas em redes sociais. Os principais achados observam que as performances são significativamente híbridas, entre humanos e não-humanos, a prática de socialização online ocorre simultaneamente tendo como principal fator a recompensa emocional para os fãs, estabelecendo uma relação parassocial com os fãs altamente afetiva, promovendo bem-estar, mas também comportamentos obsessivos. Dessa forma, é importante dizer que o presente trabalho traz como principal contribuição uma discussão pujante sobre as relações sociotécnicas presentes no consumo digital, a interface humano-máquina, as affordances de redes sociais e como elas privilegiam condições para uma produção colaborativa e imersiva de consumo.

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Publicado
2024-05-13
Como Citar
Rebuli, L. V. F., & Batinga, G. L. (2024). Consumo Digital de Live Streams Mediadas por VTubers. Revista Interdisciplinar De Marketing, 14(1), 114-130. https://doi.org/10.4025/rimar.v14i1.70999
Seção
Artigos