“Quem Pariu Mateus Que Balance?" A Busca Pela Visibilidade da Maternidade na Academia
Resumo
A maternidade na vida de mulheres cientistas têm sido tópico de constante discussão nos últimos anos com a consolidação de medida que visem a diversidade, equidade e inclusão (DEI) e o alcance de objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS 5 – Igualdade de gênero). A presente pensata objetiva refletir sobre desafios vivenciados por acadêmicas e sugerir caminhos e agentes para avançar no bem-estar das mulheres. A normalização do diálogo acerca da maternidade e seus percalços favorece um ambiente acadêmico mais equilibrado e acolhedor para que se considerem formas diversas de atuação na área de estudos em negócios e marketing.
Downloads
Referências
Damasceno, V. (2024). CNPQ tem novo caso em que maternidade é justificativa para baixa produção científica. Folha de São Paulo. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2024/01/cnpq-ja-havia-usado-maternidade-para-justificar-baixa-producao-de-pesquisadora.shtml Acessado em 29 jan 2024.
Huppatz, K., Sang, K., & Napier, J. (2019). ‘If you put pressure on yourself to produce then that's your responsibility’: Mothers’ experiences of maternity leave and flexible work in the neoliberal university. Gender, Work & Organization, 26(6), 772-788.
Jones, K., & Floyd, A. (2024). Women academics experiences of maternity leave in the neoliberal university: Unmasking governmentality. Gender, Work & Organization, 31(1), 92-114.
Pereira, V. (2021). Licença-parternidade estendida ainda é rara e motivo de piadas. Folha de São Paulo. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2021/11/licenca-paternidade-estendida-ainda-e-rara-e-motivo-de-piadas.shtml Acessado em 30 jan 2024.
Prothero, A. (2023). Me, the patriarchy, and the business school. Journal of Management Studies.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.