Revisão bibliográfica acerca das interações sobre TDIC e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63599

Palavras-chave:

Cultura digital, Tecnologias digitais, Educação, Interação, Ensino-aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa busca verificar teses e dissertações realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências de uma universidade do sul do Brasil e artigos cientí­ficos publicados no portal de periódicos da CAPES, no perí­odo entre 2014 e 2019, cujos conteúdos apresentem questões acerca do tema tecnologias digitais na educação. As produções analisadas são provenientes dos bancos on-line da instituição de ensino e dos periódicos da CAPES, este acessado por meio da plataforma CAFe. Objetiva, por meio da Análise Textual Discursiva, compreender quais são as principais perspectivas observadas pelas pesquisas acadêmicas quanto a utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, nos ní­veis fundamental, médio e superior de ensino. Categoriza que a tratativa do tema da cultura digital, no contexto da pesquisa, pode ser observada sob três perspectivas: no processo de ensino e aprendizagem, na polí­tica, e, por fim, na formação de professores. Conclui pela pouca exploração do campo de pesquisa e pelas poucas evidências de instrumentalização das tecnologias digitais para o processo de ensino e aprendizagem, apesar da hegemonia da cultura digital no cotidiano.

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Biografia do Autor

Adão Eurides de Souza Filho, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí­

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUí (2016). Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUí com ênfase em Tecnologia e Educação (2020). Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUí. Atualmente é professor substituto de Informática no Instituto Federal Farroupilha IFFAR Campus Santo í‚ngelo.

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí­

Possui Licenciatura Plena Em Ciências Hab Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor efetivo adjunto ní­vel 1, doutor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora permanente dos do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências e do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (Unijuí­).

Alisson Vercelino Beerbaum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí­

Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí­). É mestre em Educação nas Ciências, obtido em 2021 pela Unijuí­. Graduou-se em Matemática pela mesma instituição em 2018.  

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Souza Filho, A. E. de, Bianchi, V., & Beerbaum, A. V. (2022). Revisão bibliográfica acerca das interações sobre TDIC e educação. Vitruvian Cogitationes, 2(1), 183–202. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63599

Edição

Seção

Artigos