Editorial
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63673Resumo
O presente Número Temático da revista Vitruvian Cogitationes abre-se para um
conjunto de textos apresentados durante o evento IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência /
7th International Meeting on Art-Science - Imagens do Brasil. Os trabalhos aqui publicados
foram escolhidos após avaliação duplo-cego e constituem uma grande síntese do evento
realizado num ano atípico, marcado pelos quase dois anos de pandemia que aflige o Brasil e
todo o planeta.
Os Workshops iniciaram-se no ano de 2009, com as comemorações mundiais do Ano
da Astronomia, em virtude do aniversário dos 400 anos da invenção do telescópio, aprimorado
por Galileo Galilei. Os Workshops contam com a colaboração consorciada de três Instituições
e Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências: PCM (Universidade
Estadual de Maringá), PPEGECEM (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e PPGECT
(Universidade Tecnológica Federal do paraná, campus de Ponta Grossa). De lá para cá, nove
edições nacionais e sete internacionais foram realizadas para a discussão inter e transdisciplinar
da área de conhecimento ARTE-CIÊNCIA.
Em 2021, o evento abordou novamente um tema transversal comemorando o
bicentenário de Jean-Victor Frond (1821-1881), fotógrafo de nacionalidade francesa que
instalou seu primeiro estúdio no Rio de Janeiro. Desenvolveu um projeto para documentar as
terras brasileiras e, apesar de não ter conseguido fotografar todo o pais, publicou, em 1859, o
Brésil Pittoresque (“Brazil pitorescoâ€), com texto de Charles Ribeyrolles. Foi o primeiro livro
de fotografia publicado na América Latina, possuindo registros fotográficos da escravidão, da
vida rural e das paisagens do Rio de Janeiro.
A comemoração do bicentenário de Jean-Victor Frond com o tema “Imagens no Brasilâ€
serviu de inspiração para a reflexão sobre as imagens do Brasil de 2021. O evento teve como
principal objetivo, desenvolver um workshop de arte-ciência que propiciasse reflexões sobre o
conhecimento de forma ampla e plural a partir de atividades de extensão (palestras, mesasredondas, oficinas, mostra de vídeos, mostra de fotografias e trabalhos científicos) e de
Vitruvian Cogitationes - RVC
divulgação científica que integrem a comunidade acadêmica e a comunidade externa a partir do
tema Imagens do Brasil.
O evento teve, sobretudo, o objetivo de propiciar uma reflexão sobre a temática imagem
a partir de diferentes áreas de conhecimento, relacionando pesquisa, ensino e extensão a partir
de um referencial teórico-prático inter e transdisciplinar.
Foi explorado em alguns trabalhos o tema Imagem e CTS (Ciência-TecnologiaSociedade), contemplando pesquisas que relacionem o universo imagético com o CTS. Outros,
contemplam pesquisas que investigam a produção, a criação e o uso de imagens, sejam elas
fixas (gravura, pintura, fotografia, etc.) ou em movimento (cinema, televisão, mídias
contemporâneas, etc.), propiciando reflexões sobre a temática central do workshop “Imagens
do Brasil†e, dessa forma, contribuindo para reflexões sobre experiências subjetivas, estéticas
e políticas que envolvem a imagem.
A temática Imagens e Ensino também foi explorada discutindo questões teóricas e/ou
práticas sobre a produção, a criação e o uso de imagem em diferentes áreas de conhecimento
para espaços formais e não formais de ensino.
Os trabalhos aprovados para o evento foram reavaliados para compor o número especial
da revista Vitruvian Cogitationes. A etapa seguinte foi a adequação para a revista. Ao final
foram aprovados catorze trabalhos, distribuídos entre: doze artigos e dois relatos de
experiências.
Os artigos são: A imagem fotográfica: usos e aplicações no ensino de História; Ações
evidenciadas na criação de cenas teatrais científicas sobre a Lua mediante a utilização de
referenciais imagéticos; Abordagem fílmica no ensino de Física: um estudo com professores e
professoras de física da mesorregião do baixo amazonas paraense; Artistas viajantes e a crítica
a degradação ambiental brasileira; Leitura de imagem com enfoque CTS: pneus depositados na
costa de Fort Lauderdale de Steve Spring; Leitura de imagem: proposições e o caso de Wall-E;
Obras Modernistas e a Botânica: a construção de uma brasilidade e suas possibilidades de
ensino decolonial; O pensamento complexo e a arte indígena contemporânea: uma leitura da
imagem com enfoque CTS no ensino de ciências; “Our Friend The Atomâ€: uma análise
imagética do livro de comunicação científica da Disney; Representações imagéticas de
licenciandos de ciências biológicas sobre a vida extraterrestre: uma leitura de imagem
interdisciplinar; Rio: um filme de animação para refletir ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
no ensino de ciências; Rosto Químico: uma relação entre a arte e a ciência.
Os relatos de experiência são: A arte conceitual e a modelagem matemática, uma relação
interdisciplinar como forma de ensino-aprendizagem; Relato de uma oficina teórico-prática:
representação em perspectiva.
Boa leitura!