Artistas viajantes e a crítica a degradação ambiental brasileira a degradação ambiental brasileira
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63681Palavras-chave:
Arte, Ciência, Educação AmbientalResumo
Este artigo faz uma reflexão sobre o trabalho e o registro pictórico dos artistas integrantes das expedições científicas procurando esclarecer algumas das indagações quanto í fidelidade dessas produções diante das observações da natureza e dos costumes brasileiros, e revelar outra possibilidade de leitura de algumas obras interpretadas atualmente com um viés crítico ambiental. Apesar de muitos visitantes estrangeiros apresentarem obras sobre as terras brasileiras, limitamo-nos a mencionar Nicolas-Antoine Taunay e Jean-Baptiste Debret, membros da Missão Artística Francesa e fundadores da Academia Imperial de Belas Artes para fomentar a discussão quanto í fidelidade desses registros. Também descreveremos um comparativo entre Johann Moritz Rugendas e Hercule Florence por fazerem parte da Expedição de Langsdorff, e produzirem obras que evidenciam olhares, técnicas e concepções artísticas diferentes. Por fim apresentaremos interpretações do embate entre humano e natureza na obra de Manuel Araújo Porto Alegre e da denúncia e defesa ambiental na obra de Félix Taunay.
Downloads
Referências
XIX. In: Encontro de História da Arte - 20 anos de História da Arte na UNICAMP: caminhos percorridos e a percorrer, V, 2009, Campinas/SP. Atas... Campinas/SP: Encontro de História da Arte, 2009. p.137-143. Disponível em: <http://goo.gl/mBVuu4>. Acesso em: 04 ago. 2021.
BANDEIRA, Júlio. LAGO, Pedro Côrrea de. Debret, Loja de Rapé (1823). In. Debret e o Brasil: obra completa (1816-1831). Rio de Janeiro: Editora Capivara. 2007. p.190.
CARNEIRO, Henrique Soares. História da ciência, da técnica e do trabalho no Brasil, Nuevo Mundo Mundos Nuevos [En línea], Bibliografias, 2002, Puesto em Línea el 09 février 2005. Disponível em: <https://goo.gl/3swnSs>. Acesso em: 04 ago. 2021.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural. Félix Émile Taunay - Vista de um mato virgem que se está reduzindo a carvão (1843). Disponível em <http://goo.gl/BrTFAY>. Acesso em 11 set. 2021a.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural. Nicolas Antoine Taunay, Morro de Santo Antônio (1816).
Disponível em: <http://goo.gl/m2WLDy>. Acesso em: 11 set. 2021b.
FETZ, Marcelo. Expedições científicas no século XIX: o universo da ciência e a diversidade cultural. Cadernos de Campo [on-line].v. 14/15, p.39-54, 2011. Disponível em:
<http://goo.gl/Lfk5Fn>. Acesso em: 03 ago. 2021.
FIGUEIRÔA, Sílvia Fernanda de Mendonça. Mineração no Brasil: aspectos técnicos e científicos de sua história na colônia e no Império (séculos XVIII-XIX). América Latina en la historia económica. México. v. 1, n.1, p.41-55, 1994. Disponível em:
<http://goo.gl/EYJSfC>. Acesso em: 03 ago. 2021.
MARTINS, Roberto de Andrade. Instrumentos e técnicas nas Ciências Biológicas. In: CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; NABUCO, Elaine Sandra Nicolini. Introdução í Didática da Biologia. São Paulo: Escrituras Editora, 2009. (Educação para ciência). p. 98- 138.
MATTOS, Claúdia Valladão de. Artistas Viajantes nas fronteiras da História da Arte. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, XXVIII, 2008, Rio de Janeiro/RJ. Anais eletrônicos... XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2008. p. 409- 417. Disponível em:< http://goo.gl/26ficZ>. Acesso em: 01 ago. 2021.
MATTOS, Claúdia Valladão de. Hercule Florence, Maloca dos Apiaká no rio Arinos. In. Artistas Viajantes nas fronteiras da História da Arte. Disponível em:< http://goo.gl/26ficZ>. Acesso em: 11 set. 2021.
MATTOS, Claúdia Valladão de. Natureza em quadro: a luta ambiental de Féliz- Émile Taunay se deu por meio de suas pinturas. Revista de História, n. 62, nov. 2010. Disponível em: <http://goo.gl/5ClRLa>. Acesso em: 09 ago. 2021.
MATTOS, Claúdia Valladão de. O Enfrentamento entre homem e natureza na pintura de paisagem do Brasil do século XIX. In:Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, XXIX, 2009, Vitória/ES. Anais eletrônicos... XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009. p.286-296. Disponível em: <http://goo.gl/GVgknf>. Acesso em: 09 ago. 2021.
MATTOS, Claúdia Valladão de. Rugendas, Ponte de cipó (1835) In. Artistas Viajantes nas fronteiras da História da Arte. Disponível em:< http://goo.gl/26ficZ>. Acesso em: 11 set. 2021.
MICTCHELL, W.J.T. (org.) Landscape and Power. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 2ª ed. 2002.
NAVARRO, José Gregório de Moraes. Discurso sobre o melhoramento da economia rustica do Brazil, pela introdução do arado, refórma das fornalhas, e conservação de suas mattas. Lisboa : Na Of. de Simão Thaddeo Ferreira ,1799.
ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1986.
PÍDUA, José Augusto. Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista, 1786-1888. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2.ed, 2004.
PATACA, Ermelinda Moutinho, PINHEIRO, Rachel. Instruções de viagem para a investigação científica do território brasileiro. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v.3, n. 1, p.58-79. 2005. Disponível em:< http://goo.gl/r3Apb5>. Acesso em: 04 ago. 2021.
PROENÇA, Graça. Antoine Taunay, O morro de Santo Antônio no Rio de Janeiro (1816). In.
Descobrindo a História da Arte. São Paulo: Ítica. 2005. p.139.
PROENÇA, Graça. Manuel de Araújo Porto Alegre – Floresta Brasileira (1853). In.
Descobrindo a História da Arte. São Paulo: Ítica. 2005. p.143.
RUGENDAS, João Maurício. Viagem pitoresca através do Brasil, 1821-1825. São Paulo: Martins: Edusp, 1972.
SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. A natureza como Paisagem: imagem e representação no segundo reinado. Revista USP, São Paulo, n. 58, p.6-29, 2003. Disponível em:
<https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33847/36580>. Acesso em: 03 ago. 2021.
SEIXO, Maria Alzira. Entre cultura e Natureza: ambiguidades do olhar viajante. Revista USP, São Paulo, n. 30. p.120-133. 1996. Disponível em: <http://goo.gl/q57rjS>. Acesso em: 15 ago. 2021.
SILVA, Maria Antônia Couto da. Representação da paisagem e crítica ambiental: comentário sobre o álbum Brasil Pitoresco, de Charles Ribeyrolles e Victor Frond. Revista de História da Arte e Arqueologia. Unicamp. n.10. p.83-97. 2008. Disponível em:
<http://goo.gl/4di7sY>. Acesso em: 09 ago. 2021.
SQUEFF, Letícia. Floresta Brasileira de Araújo Porto Alegre. Nossa História, ano 2, n. 18, p. 26-31. 2005.
TIRAPELI, Percival. Arte Imperial: do neoclássico ao ecletismo- século 19. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. (Coleção Arte Brasileira).
TRIVELLATO, Fred Teixeira. O Brasil das pinturas e fotografias de viajantes: geografias, narrativas e imagens do Brasil. In: Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, II, 2009, São Paulo. Anais eletrônicos... II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, 2009. p.1-22 Disponível em: <https://goo.gl/S8FDBl>. Acesso em: 14 Ago.
2021.