“Our Friend the Atom”: uma análise imagética do livro de comunicação cientí­fica da Disney

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63688

Palavras-chave:

Popularização da ciência, Educação e entretenimento, Análise de imagens

Resumo

Neste artigo, analisamos uma imagem do livro Our Friend the Atom escrito pelo astrofí­sico Heinz Haber junto ao Departamento de Ciências da Disney. Além de analisar a imagem, investigamos sua relevância para o ensino e a divulgação da Ciência. O livro de Haber e Disney tem como objetivo explicar como a energia nuclear funciona além de apoiar seu uso para o bem, apesar do perigo de destruição, contaminação e outros desastres possí­veis O objetivo é, pois, contextualizar o conteúdo do livro e suas imagens visuais e identificar aspectos que contribuam para o currí­culo de Ciências. Para o presente artigo, examinamos uma figura do livro que representa como as reações em cadeia funcionam para gerar energia nuclear. Para tanto, seguimos um método de quatro etapas proposto por Silva e Neves (2018) para realizar uma análise imagética, fornecendo uma compreensão da linguagem visual. Entendemos a importância do livro para a alfabetização cientí­fica por meio de suas ilustrações e texto, contextualizando-o.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Giovana Blitzkow Scucato dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Possui graduação em Bacharelado em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017) e Pós-Graduação em Marketing e Mí­dias Digitais (UniCesumar - 2023). Designer Gráfica atuante.

Débora Amaral Taveira Mello, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Ponta Grossa (2020), possui graduação em Tecnologia em Design de Móveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Curitiba (2008), Graduação em Bacharelado em Design (2017) e Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Curitiba (2011).

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professor Efetivo do DFI/UEM. Graduado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991).

Referências

ACHIAM, M. Didactic Transposition: From theoretical notion to research programme. ESERA (European Science Education Research Association), 2014.
ATKIN, A. Peirce´s Theory of Signs. 2013. Disponí­vel em:
<https://plato.stanford.edu/archives/sum2013/entries/peirce-semiotics/>. Acesso em: 12 mar. 2021.
BAXTER, J. Disney During World War II: How the Walt Disney Studio Contributed to Victory in the War. Los Angeles, CA: Disney Editions, 2014.
BERRY, C.; SCHMIED, L. A.; SCHROCK, J. C. The Role of Emotion in Teaching and Learning History: A Scholarship of Teaching Exploration. The History Teacher, v. 41, n. 4, p. 437–452, 2008.
BLAIR, J. A. Groundwork in the Theory of Argumentation: Selected Papers of J. Anthony Blair. Windsor, ON: Springer, 2012. v. 48
BUNGUM, B. Images of physics: an explorative study of the changing character of visual images in Norwegian physics textbooks. Nordic Studies in Science Education, v. 4, n. 2, p. 132–141, 1970.
CADURO, F. V. Design gráfico & pós-modernidade. Revista FAMECOS, v. 7, n. 13, p. 127–139, abr. 2008.
CATMULL, E.; WALLACE, A. Creativity, Inc.: Overcoming the Unseen Forces That Stand in the Way of True Inspiration. New York: Random House Publishing Group, 2014.
COHEN, M. T.; JOHNSON, H. L. Improving the acquisition and retention of science material by fifth grade students through the use of imagery interventions. Instructional Science, v. 40, n. 6, p. 925–955, 2012.
CUNHA, M. V. Experiência e afeto em Dewey: uma conexão orgânica. Educação em Foco, v. 20, n. 2, p. 251, 2016.
DEWEY, J. Art as Experience. [s.l.] Perigee Books, 2005.
DIMOPOULOS, K.; KOULAIDIS, V.; SKLAVENITI, S. Towards an analysis of visual images in school science textbooks and press articles about science and technology. Research in Science Education, v. 33, n. 2, p. 189–216, 2003.
DISNEY, W. Educational values in factual nature pictures. Educational Horizons, v. 33, n. 2, p. 82–84, 1954.
FISCHMAN E., G. Reflections about images, visual culture, and educational research. Educational Researcher, v. 30, n. 8, p. 28–33, 2001.
GALILI, I. On the Power of Fine Arts Pictorial Imagery in Science Education. Science and Education, v. 22, n. 8, p. 1911–1938, 2013.
GARCIA, T. Form and Object: A Treatise on Things. Edinburgh: Edinburgh University Press Ltd, 2010.
GILBERT, J. K. Models and modelling: Routes to more authentic science education. In: International Journal of Science and Mathematics Education, 2, Anais...2004.
GIROD, M.; RAU, C.; SCHEPIGE, A. Appreciating the Beauty of Science Ideas: Teaching for Aesthetic Understanding. Science Education, v. 87, n. 4, p. 574–587, 2003.
GIROD, M.; WONG, D. An aesthetic (Deweyan) perspective on science learning: Case studies of three fourth graders. Elementary School Journal, 102(3), 198–224, 2000.
HABER, H. Our friend the atom. New York: Simons and Schuster, 1957.
HALDEN, G. Haunting Clouds. Alluvium: 21st-Century Writing, 21st-Century Approaches, v. 4, n. 5, 2016.
HENRIKSEN, M. A. Dr. Strangelove´s America: society and culture in the atomic age. [s.l.] University of California Press, 1997.
HOFSTEIN, A.; ROSENFELD, S. Bridging the Gap Between Formal and Informal Science Learning. Studies in Science Education, v. 28, n. 1, p. 87–112, jan. 1996.
HOOPES, J. Peirce on Signs: Writings on Semiotic by Charles Sanders Peirce. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 1991.
HORTON, A.; BERNSTEIN, L. This video of mousetraps and ping-pong balls makes crystal clear why social distancing works. 2020. Disponí­vel em: <https://www.washingtonpost.com/health/2020/04/10/ohio-coronavirus-video/>. Acesso em: 12 maio. 2021.
HURD, P. D. Science literacy: Its meaning for american schools. Educational Leadership, v. 16, n. October, p. 13–16, 1958.
JACOB, F. Of flies, mice and men. [s.l.] Harvard University Press, 1998.
JACOBI, D.; SCHIELE, B. Scientific Imagery and Popularized Imagery: Differences and Similarities in the Photographic Portraits of Scientists. Social Studies of Science, v. 19, n. 4, p. 731–753, 29 nov. 1989.
JAKOBSON, B.; WICKMAN, P. O. What Difference Does Art Make in Science? A Comparative Study of Meaning-Making at Elementary School. Interchange, v. 46, n. 4, p. 323–343, 2015.
JAPPY, T. Introduction to Peircean Visual Semiotics. London: Bloomsbury Publishing, 2013.
JONÄ€NE, L. Using Analogies in Teaching Physics: A Study on Latvian Teachers´ Views and Experience. Journal of Teacher Education for Sustainability, v. 17, n. 2, p. 53–73, 1 dez. 2015.
KOEHNE, J. B.; HEUMANN, I. Imagination einer Freundschaft - Disneys Our Friend theAtom. Bomben, Geister und Atome im Jahr 1957 I. In: Hí–CKER, A. et al. (Ed.). Verschiebungen. Analysen intermedialen diskursiven und zeitlichen transfer von wissen. [s.l.] Jahrgang, 2018. p. 372–395.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. Van. Reading images: the grammar of visual design. 2nd. ed. New York: Routledge, 2006.
KROGH, S. L. Affective and social development. Topics in Early Childhood Special Education, v. 2, n. 1, p. 55–62, 17 abr. 1982.
LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial, 1992.
LANGER, M. Why the Atom is our Friend: Disney, General Dynamics and the USS Nautilus. Art History, v. 18, n. 1, p. 63–96, 1995.
LENTE, D. van. Introduction: A Transnational History of Popular Images and Narratives of Nuclear Technologies in the First Two Postwar. In: LENTE, D. VAN (Ed.). The Nuclear Age in Popular Media: A Transnational History, 1945–1965 Postwar Decades. New York: Palgrave Macmillan, 2012. p. 1–17.
LESJAK, D. Service with character: the Disney Studios and World War II. [s.l], 2014.
LUSKE, H. Our Friend the Atom (Tomorrow Land) - Walt Disney Treasures, 1957. Disponí­vel em:<https://www.youtube.com/watch?v=Rv714CgHP9E>. Acesso em: 27 maio. 2019.
MACHADO, J.; BRAGA, M. A. B. Can the History of Science Contribute to Modelling in Physics Teaching?: The Case of Galilean Studies and Mario Bunge´s Epistemology. Science and Education, v. 25, n. 7–8, p. 823–836, 2016.
MARTIN, K. Growing Up In The Atomic Age. Mānoa Horizons, v. 2, n. 1, p. 149– 157, 2017.
MATTHEWS, M. R. Science Education, Teacher Education, and Culture. [s.l], 2011.
MCMULLIN, E. Galilean idealization. Studies in History and Philosophy of Science Part A, v. 16, n. 3, p. 247–273, set. 1985.
MECHLING, E. W.; MECHLING, J. The atom according to Disney. Quarterly Journal of Speech, v. 81, n. 4, p. 436–453, 1995.
MENÉNDEZ NAVARRO, A. Una cámara para nuestro amigo el átomo: la representación de las tecnologí­as médicas nucleares en NO-DO. Quaderns de Cine, n. 4, p. 47–56, 2015.
NORMAN, D. A. Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things. New York: Basic Books, 2005.
POPOVA, M. Our Friend the Atom: Disney´s 1956 Illustrated Propaganda for Nuclear Energy, 2013.
PUGH, K. J.; GIROD, M. Science, art, and experience: Constructing a science pedagogy from Dewey´s aesthetics. Journal of Science Teacher Education, v. 18, n. 1, p. 9–27, 2007.
SHORT, T. L. Peirce´s theory of signs. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, v. 31, n. 103, dez. 2018.
STAVY, R. Using analogy to overcome misconceptions about conservation of matter. Journal of Research in Science Teaching, v. 28, n. 4, p. 305–313, 1991.
STUART, M. T. Everyday Scientific Imagination. Science & Education, v. 28, n. 6– 7, p. 711–730, 14 set. 2019.
VAN RIPER, A. B. Learning from Mickey, Donald and Walt: essays on Disney´s edutainment films. [s.l.] McFarland & Co., Publishers, 2011.
WARNER PATHÉ. News Magazine of the Screen: Atomic Energy. Warner Pathe News, 1950.
WHITLEY, D. The Idea of Nature in Disney Animation: From Snow White to WALL-E. Farnham UK: Ashgate Publishing, Ltd., 2012.
WILLS, J. Disney culture. New Jersey: Rutgers University Press, 2017.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Santos, G. B. S. dos, Mello, D. A. T., & Neves, M. C. D. (2022). “Our Friend the Atom”: uma análise imagética do livro de comunicação cientí­fica da Disney. Vitruvian Cogitationes, 2(2), 104–121. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63688

Edição

Seção

Artigos