O pensamento complexo e a arte indígena contemporânea: uma leitura da imagem com enfoque CTS no ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63690Palavras-chave:
Makuxi, Religação dos saberes, Educação científicaResumo
O processo de ensino-aprendizagem na educação brasileira carece de maior relação com a realidade, fomentando uma significação mais adequada pelo estudante. O enfoque CTS pode auxiliar neste processo, desenvolvendo novas relações e novos sentidos na área educacional. O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre o ensino de ciências a partir da leitura de imagens com enfoque CTS, visando uma religação de saberes (pensamento complexo), tomando como objeto de análise a arte indígena de Jaider Esbell. Para tanto, nos utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, pautada na obra de Edgar Morin, como referencial teórico, e na proposta de análise de imagem com enfoque CTS, como referencial metodológico. Este referencial teórico-metodológico nos permitiu tomar como objeto de estudo alguns trabalhos do artista plástico roraimense Jaider Esbell, que costumava retratar a cultura Makuxi, da qual fazia parte, e a realidade dos povos da Amazônia.
Downloads
Referências
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência í s orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciênc. educ. (Bauru). 2004, vol.10, n.3, pp.363-381. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516- 73132004000300005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 nov. 2020.
CHALMERS, A. F. O que é Ciência afinal? Trad Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993.
ECHEVERRíA, J. La revolución tecnocientífica. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 2003.
ESBELL, J. Arte indígena contemporânea e o grande mundo. Não há como falar em arte indígena contemporânea sem falar dos indígenas, sem falar de direito í terra e í vida. Select. Edição 39. Publicado em: 22 jan. 2018. Disponível em: https://www.select.art.br/arte- indigena-contemporanea-e-o-grande-mundo. Acesso em: 17 set. 2021.
ESBELL, J.; OLIVEIRA, S.; PETRI, V. (Orgs.). Memória e Cultura Makuxi [recurso eletrônico]. Santa Maria: Laboratório Corpus/PPGL/UFSM, 2014.
GERMANO, M. G. Uma nova ciência para um novo senso comum. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2011.
HOTTOIS, G. Le signe et la technique. Paris: Aubier Montaigne, 1984.
JOLY, M. Introdução í análise da imagem. 14. ed. Campinas: Papirus. 2010.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LUZ, M. T. Impactos da tecnociência nos saberes, na cultura da vida e saúde. Fórum Sociológico, 24 | 2014. Posto online no dia 01 novembro 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/sociologico/1007. Acesso em: 12 nov. 2020.
MACIEL JÚNIOR, G. C.; COSTA, H. M. O modo de ser-no-mundo virtual: o dasein e o facebook. POLÊM!CA, [S.l.], v.16, n.1, p. 95-121, fev. 2016. Disponível em: https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/21338/15428. Acesso em: 12 nov. 2020.
MARTINS, I. P.; PAIXíO, M. F. Perspectivas atuais Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino e na investigação em educação em ciências. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. p. 135-160.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, F. M.; SILVA, J. M. (Org.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.
MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.
NEVES, P. T. F.; FAVRETO, E. K. A arte indígena contemporânea: O trabalho de Jaider Esbell como um contraponto í Indústria Cultural. Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento. Volume 13, n.01, Jan/Abr 2020.
NUNES, N. R. A. Quando a Universidade vai para a favela: projeto de extensão universitária como lugar de inovação social. In: MELLO, R. E. S.; PISCHETOLA, M. (Org.). Universidade como agente de inovação social e o caso Students 4 Change. Rio de Janeiro: Arissas, 2019.
ROEHRIG, S. A. G.; ASSIS, K. K.; CZELUSNIAKI, S. M. Abordagem CTS no Ensino de Ciências: Reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná. In: IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - TECSOC. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, PR, 2011.
SANTAELLA, L.; Ní–TH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1997.
SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Rev. Bras. Educ. 2008, vol.13, n.37, pp.71-83. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782008000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 nov. 2020.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D; MELO, M. G. A.; LAURINDO, A. P.; Imagens na Educação Científica: uma abordagem CTS. In: LAURINDO, A. P.; SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Educação para a Ciência e CTS: um olhar interdisciplinar. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. p. 146-184. Disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/produto/detalhe/educacao-para-a-ciencia-e-cts-um- olhar-interdisciplinar/47. Acesso em: 12 abr. 2021.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagem: reflexões e possibilidades teórico-práticas. Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 128-136. 2016. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866/pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 23-38, set./dez. 2018. Disponível em: Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Acesso em: 15 set. 2021.
YAGER, R.E. Science/Technology/Society as a reform in science education. Albany: State University Of New York Press, 1996.
ZIMAN, J. Teaching and learning about science and society. Cambridge: Cambridge University Press, 1980.