Aplicativos móveis utilizados no Ensino de Biologia: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63959

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Aplicativos, Educação, Ensino de Biologia

Resumo

Aplicativos móveis educacionais podem contribuir na maneira de transmitir e receber informações. Assim, o objetivo desse artigo foi realizar uma revisão sistemática de literatura (RSL) a partir de estudos empí­ricos que abordaram o uso de aplicativos no ensino de biologia. Para isso, delimitaram-se questões primárias e secundárias de pesquisa, bases de dados para buscas, elaboração de string e dos critérios de inclusão e exclusão de trabalhos relacionados í  temática. Nove trabalhos foram escolhidos, sendo 66,6% provenientes da região nordeste. Apenas um foi desenvolvido no ensino fundamental e os conteúdos mais abordados foram a citologia e a botânica. Evidencia-se que todos os aplicativos utilizados são compatí­veis com sistema Android e a coleta de dados pelos autores foi realizada sobretudo com questionários. O benefí­cio do uso de aplicativos mais citados pelos trabalhos foi a promoção do protagonismo do estudante, enquanto a ausência de conexão com a internet foi a adversidade mais relatada.

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Biografia do Autor

Welesson Portela de Aguiar, Universidade Federal do Ceará – UFC

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (ENCIMA/UFC), especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral e graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Atualmente é professor efetivo de Biologia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Diva Maria Borges-Nojosa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1987), obteve o mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraí­ba (1991), doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional -Rio de Janeiro / UFRJ (2002) e fez dois Pós-doutoramentos em Portugal, no CIBIO-Universidade do Porto (2011-2012; 2016-2017). Ingressou na Universidade Federal do Ceará (Nov.1992), sendo atualmente Profa. Titular participante do PROPAP (Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC).

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Fí­sica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Fí­sica em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2022-06-13

Como Citar

Aguiar, W. P. de, Borges-Nojosa, D. M., & Vasconcelos, F. H. L. (2022). Aplicativos móveis utilizados no Ensino de Biologia: uma revisão sistemática de literatura. Vitruvian Cogitationes, 3(1), 94–113. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63959

Edição

Seção

Artigos