Aplicativos móveis utilizados no Ensino de Biologia: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63959Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, Aplicativos, Educação, Ensino de BiologiaResumo
Aplicativos móveis educacionais podem contribuir na maneira de transmitir e receber informações. Assim, o objetivo desse artigo foi realizar uma revisão sistemática de literatura (RSL) a partir de estudos empíricos que abordaram o uso de aplicativos no ensino de biologia. Para isso, delimitaram-se questões primárias e secundárias de pesquisa, bases de dados para buscas, elaboração de string e dos critérios de inclusão e exclusão de trabalhos relacionados í temática. Nove trabalhos foram escolhidos, sendo 66,6% provenientes da região nordeste. Apenas um foi desenvolvido no ensino fundamental e os conteúdos mais abordados foram a citologia e a botânica. Evidencia-se que todos os aplicativos utilizados são compatíveis com sistema Android e a coleta de dados pelos autores foi realizada sobretudo com questionários. O benefício do uso de aplicativos mais citados pelos trabalhos foi a promoção do protagonismo do estudante, enquanto a ausência de conexão com a internet foi a adversidade mais relatada.
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