O uso de recursos tecnológicos no ensino presencial e hí­brido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63962

Palavras-chave:

TDICs, Capacitação de professores, Ensino remoto

Resumo

O presente artigo aborda a temática da capacitação de professores frente í  pandemia da COVID- 19, refletindo sobre o uso e aplicabilidade de diversas TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) como ferramentas para ensinar e aprender. Nesse sentido, a pesquisa realizada com docentes, tem como objetivo geral levantar a viabilidade de diversas TDICs para uso no ensino e despertar nos professores a consciência para a importância da formação continuada a qual deve ocorrer concomitante ao exercí­cio do magistério. A metodologia tem caráter exploratório e participativo e se deu através da aplicação de um curso de forma hí­brida. O curso atingiu seus objetivos ao conseguir instrumentalizar o professor para o uso de diversos recursos tecnológicos, mostrando como sair do método tradicional de ensino, para um método com aulas mais criativas e dinâmicas, onde o aluno passa a ser um agente ativo na sala de aula.

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Biografia do Autor

Adriana da Silva Fontes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Licenciada em Fí­sica e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991); Especialista em Matemática pela Universidade Estadual do Centro Oeste (1996); Mestre em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (2000); Doutora em Fí­sica pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e Pós doc em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (05/2014). Atua no magistério desde 1991. É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Oscar Rodrigues dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação, mestrado e doutorado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pós Doutorado pelo Instituto de fí­sica da Universidade de São Paulo (IFUSP - USP). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).    

Débora Ferreira da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (2010), mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Fí­sica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão (UTFPR - CM).

Roseli Constantino Schwerz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduada em Fí­sica (2004) com mestrado e doutorado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Fontes, A. da S., Santos, O. R. dos, Silva, D. F. da, & Schwerz, R. C. (2022). O uso de recursos tecnológicos no ensino presencial e hí­brido. Vitruvian Cogitationes, 3(1), 126–144. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63962

Edição

Seção

Artigos