Práticas de Educação Ambiental nas escolas: percepção dos professores do Maciço de Baturité/CE

Autores

  • Jones Baroni Ferreira de Menezes Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB https://orcid.org/0000-0002-9193-3994
  • Andreza Conrado Pereira Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB
  • Antônia Clara Galvão da Silva Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB https://orcid.org/0000-0002-3414-1907
  • Yorrana dos Nascimento Viana Oliveira Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63980

Palavras-chave:

Meio ambiente, Docência, Ecoalfabetização

Resumo

Sabendo que a Educação ambiental (EA) nas escolas devem fomentar ações educativas para promover o sentimento de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, este trabalho intenta compreender a perspectiva docente sobre a educação ambiental em escolas do Maciço de Baturité/Ceará. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva, de abordagem mista, com 114 docentes de oito escolas públicas estadual e/ou municipal do Maciço de Baturité/CE, utilizando um questionário online, cujos dados quantitativos foram tabulados em tabelas e gráficos e analisados através da estatí­stica descritiva básica. Já os dados qualitativos foram transcritos e realizados sua análise de conteúdo. Os resultados apontaram a importância do ensino interdisciplinar e contextualizado de EA como um instrumento de aprendizagem de conhecimento socioambiental. Contudo, apesar dos esforços das escolas para promover essas atividades, os docentes apontam a falta de recursos financeiros ou espaço para o desenvolvimento da prática e a deficiência na formação como pontos de dificuldade na realização das ações de educação ambiental. De todo modo, as ações de EA promovem a abordagem de conceitos que despertam no indiví­duo uma consciência crí­tica e responsável para com o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2021). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (2015). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará (2007 - 2008). Atualmente é Professor Assistente D do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). 

Andreza Conrado Pereira, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB

Graduada em ciências biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).Possui pós- graduação em tecnologias digitais e inovação na educação, e em gestão escolar integrada e práticas pedagógicas, pela faculdade Única.

Antônia Clara Galvão da Silva, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2021).

Referências

ANTUNES, Rosária Ribeiro. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇíO, 4., 2017, Paraí­ba. Anais [...]. Paraí­ba: Realize, 2017. p. 1-6. Disponí­vel em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID1900_25082017111047.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1988.
BAROLDI, Cintia; LOPES, Mario Marcos. A Educação Ambiental Como Ferramenta Para Construção de Espaços Educadores Sustentáveis. Revista Desenvolvimento Social, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 161-176, 2017. Disponí­vel em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1352/1503. Acesso em: 13 fev. 2021.
BRONDANI, Cristina Joziane; HENZEL, Marjana Eloí­sa. Análise sobre a conscientização ambiental em escolas da rede municipal de ensino. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 5, n. 1, p. 37-44, 2010.
CONRADO, L. M. N.; SILVA, V. H. Educação ambiental e interdisciplinaridade: um diálogo conceitual. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 651- 665, out./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017651-665. Disponí­vel em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/5586. Acesso em: 23 fev. 2021.
DINIZ, Jean Carlos Araújo; CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. A educação ambiental na formação inicial de professores de Fí­sica do IFG e de professores de Ciências Biológicas e de Fí­sica da UFG. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 5, p. 221-234, 2014.
GOMES, H. J. P.; MEDINA, P. Educação ambiental na escola: uma ação educativa visando o destino correto dos resí­duos sólidos. Revista Monografias Ambientais, v. 17, p.1-18, maio 2019.
MATIS, Patrí­cia Silva; FARIA, Adriana Cristina de; et al. (2019). Atividades de sensibilização educação da “mostra de projetos integrados pro-pantanal” no ano de 2019. Disponí­vel em: https://evento.ufmt.br/download/sub_6d6bbaa9528dccc8878b07754 6adbb25.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.
MENEZES, Jones Baroni Ferreira; RODRIGUES, Alzeir Machado. Sustentabilidade como tema de práticas pedagógicas na Escola Estadual de Educação Profissional Alfredo Nunes de Melo em Acopiara (CE). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 10, n. 2, p. 73-84, 2015.
MINAYO, Maria Cecí­lia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998.
RODRIGUES, Alzeir Machado; MENEZES, Jones Baroni Ferreira; RODRIGUES, Maria Virlene de Araújo; ABREU, Môngolla Keyla Freitas. Environmental management in basic education: the reality of schools in the State schools in Iguatu, Ceará, Brazil. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 20, n. 1, p. 40-49, 2016.
SALES, Giliane Felismino; PAIVA, Márcio Luis Alves. A percepção dos professores que participam das formações de ciências sobre educação ambiental. In: LEITE, Eliana Alves Moreira; PAIVA, Márcio Luis Alves; AQUINO, Marianne Brunet Martins de (org.). Múltiplas Perspectivas da Educação Ambiental no Ceará. Campinas, SP: Pontes Editores Ltda, 2020. p. 16-369. ISBN: 978-65-5637-038-5.
SALLES, C. Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. Jusbrasil, [s. l.], 2 dez. 2013. Disponí­vel em: https://carollinasalle.jusbrasil.com.br/artigos/112172268/meio- ambiente-e-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas. Acesso em: 23 fev. 2021.
SCHULTZ, J. P.; CAMPOS, M. A. T. Reflexões acerca da complexidade no processo educativo: a educação ambiental escolar em questão. Revista Educação Ambiental em Ação, Paraná. n. 64, Ano XVII. jun./ago. 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Menezes, J. B. F. de, Pereira, A. C., Silva, A. C. G. da, & Oliveira, Y. dos N. V. (2022). Práticas de Educação Ambiental nas escolas: percepção dos professores do Maciço de Baturité/CE. Vitruvian Cogitationes, 3(1), 114–125. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63980

Edição

Seção

Artigos