Práticas de Educação Ambiental nas escolas: percepção dos professores do Maciço de Baturité/CE
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63980Palavras-chave:
Meio ambiente, Docência, EcoalfabetizaçãoResumo
Sabendo que a Educação ambiental (EA) nas escolas devem fomentar ações educativas para promover o sentimento de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, este trabalho intenta compreender a perspectiva docente sobre a educação ambiental em escolas do Maciço de Baturité/Ceará. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva, de abordagem mista, com 114 docentes de oito escolas públicas estadual e/ou municipal do Maciço de Baturité/CE, utilizando um questionário online, cujos dados quantitativos foram tabulados em tabelas e gráficos e analisados através da estatística descritiva básica. Já os dados qualitativos foram transcritos e realizados sua análise de conteúdo. Os resultados apontaram a importância do ensino interdisciplinar e contextualizado de EA como um instrumento de aprendizagem de conhecimento socioambiental. Contudo, apesar dos esforços das escolas para promover essas atividades, os docentes apontam a falta de recursos financeiros ou espaço para o desenvolvimento da prática e a deficiência na formação como pontos de dificuldade na realização das ações de educação ambiental. De todo modo, as ações de EA promovem a abordagem de conceitos que despertam no indivíduo uma consciência crítica e responsável para com o meio ambiente.
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