Educação em Ciências: contributos para a mudança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.65705

Palavras-chave:

Educação em ciências, Problemáticas, Reflexão crí­tica, Mudança

Resumo

Apresenta-se uma reflexão crí­tica sobre três problemáticas pertinentes da educação em ciências - orientação do ensino, reconceptualização curricular e pesquisa/inovação – visando estimular o seu debate e sugerir caminhos possí­veis para a sua melhoria no quadro de uma educação em ciências para a cidadania. O estudo está ancorado em princí­pios epistémicos da Complexidade de Morin, em particular, a multidimensionalidade, multirreferencialidade e incompletude do conhecimento. Dirige-se sobretudo aos professores de ciências (ensino não superior) e formadores de professores de ciências tendo em vista o seu desenvolvimento profissional. O estudo adota uma abordagem da pesquisa qualitativa de natureza interpretativa de dados oriundos de fontes diversas. Na discussão sobre estratégias para a mudança, o estudo debruça-se sobre o debate em curso sobre as orientações STEM/CTS (orientação do ensino), sobre alternativas í  arquitetura curricular (currí­culo) e sobre a reorientação do papel da pesquisa como inovação, estratégias a levar a cabo de forma articulada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Cachapuz, Universidade de Aveiro - UA

Professor Catedrático (aposentado) da Universidade de Aveiro/CIDTFF.

Referências

BALLESTEROS-BALESTEROS, V.; GALEGO TORRES, A. De la alfabetización cientí­fica a la comprensión pública de la ciência. Trilogia Ciência, Tecnologia Sociedad, Medellí­n, v. 14, n. 26, e1855, 2022. Disponí­vel em: https//doi.org/ 10.22430/2147778.1855. Acesso em: 20 set. 2022.

BERA. The role of research in teacher education: reviewing the evidence. London: BERA, 2014.

BROWN, S. How can research inform ideas of good practices in teaching? Cambridge Journal of Education, Cambridge, v. 35, n. 3, p. 383-405, 2005.

CACHAPUZ, A. Educação em Ciências e o Arquipélago dos saberes: uma abordagem. In: TAUCHEN, G.; SILVA, J. (Orgs). Educação em Ciências: epistemologias, princí­pios e ações educativas. Curitiba: Editora CRV, p. 117-134, 2012.

CACHAPUZ, A. Arte e Ciências no ensino interdisciplinar das ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, v. 1, p.1-19, e020009, 2020.

CEREZO, L.; CÍMARA, M. Scientific culture and the social appropriation of science. Social Epistemology, Londres, v. 21, n. 1, p. 69-81, 2007.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985.

FAZENDA, I. (Org.). O que é a interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008.

FISCHER, D.; KINGHTTPS, J.; RIECKMANN, M.; BARTH, M.; BUSSING, A.; HEMMER, I.; LINDAU-BANK, D. Teacher Education for Sustainable Development: A Review of an Emerging Research Field. Journal of Teacher Education, Thousand Oaks, v. 73, n. 5, p. 509-524, 2022. Disponí­vel em: https//doi.org/10.1177/00224871221105784. Acesso em: 12 jun. 2022.

FLICK, U. Introdução í  pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARCIA-CARMONA, A. STEAM: una nueva distracción para la enseí±anza de la ciência? Ípic. Revista de Educación Cientí­fica, La Coruí±a, v. 4, n.1, p. 35-50, 2020. Disponí­vel em: https://doi.org/10.17979. Acesso em: 15 jun. 2022.

HARKAVAY, I. University-assisted community school program of West Philadelphia: Democratic partnerships that make a difference. New Directions for Youth Development, San Francisco, n. 107, p. 35-43, 2005. Disponí­vel em: https://doi.10.10027yd.127. Acesso em: 28 out. 2022.

LUDKE, H.; MARLI, A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MATILLA P.; SILANDER, P. (Orgs.). How to create the school of future. Oulo/Finland: University of Oulo, 2015.

MAYOR, F.; FORTI, A. (Orgs.). Ciência e Poder. São Paulo: Papirus, 1999.

MORA, M. S. La comunicación pública de la ciencia y la educación informal: una relación complementaria. Journal of Science Communication - America Latina, Trieste, v. 5, n. 1, p. 1-13, 2022. Disponí­vel em: https//doi.org/10.22323/3.05010401. Acesso em: 12 out. 2022.

OCDE. OECD Economic Surveys: Portugal 2018. Paris: OECD Publishing, 2018. Disponí­vel em: http://www.dge.me.pt/sites/files/Projetoscurriculares/Aprendizagens_Essenciais/oecd_preliminaryfindings_thepilot_review_for_portugal_feb2018_sumario.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

OZDEN, M. Science Education for Citizenship: A Case Study. Anadolu Journal Of Educational Sciences International, Eskisehir, v. 10, n. 1, p. 150-188, 2020. Disponí­vel em: https://doi:10.18039/ajesi.682020. Acesso em: 16 set. 2022.

PERALES, J.; AGUILERA, D. Ciencia-Tecnologia-Sociedad vs STEM: evolución, revolución ou disyunción? Ípic. Revista de Educación Cientí­fica, La Coruí±a, v. 4, n. 1, p. 1-15. 2020. Disponí­vel em: https:doi.ORG/10.17979/arec.2020.4.1.5826. Acesso em: 1 set. 2022.

POMBO, O. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Alêtheia, 2021.

PORTUGAL, Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho. Lisboa: Ministério da Educação, 2017.

QURESHI, A.; DEMIR, K. A Comparative Review of the Literature on Pakistani Science Teachers´ Professional Development. Science Education International, Dunedin, v. 30, n. 3, p. 223-235, 2019.

SMITH, K.; LINDSAY, S. Building future directions for teacher learning in science education. Research in Science Education, Roskilde, v. 46, p. 243-361, 2016.

STEINER, G. A ideia de Europa. Lisboa: Gradiva, 2007.

TAKEUCHI, M. A.; SENGUPTA, P.; SHANAHAN, M.; ADAMS, J. D.; HACHEM, M. Transdisciplinarity in STEM education: a critical review. Studies in Science Education, Exeter, v. 56, n. 2, p. 213-253, 2020. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1080/03057267.2020.1755802arec.2020.4.2.6533. Acesso em 12 mar 2022.

TOMA, R; GARCIA-CARMONA, A. De STEM nos gusta todo menos STEM. Análisis crí­tico de una tendencia educativa de moda. Enseí±anza de las Ciencias, Vigo, v. 39, n. 1, p. 65-80, 2021. Disponí­vel em: https//doi.org/10.5565/ver/ensciencias.3093. Acesso em: 27 set. 2022.

UNESCO. Ciência para o século XXI: um novo compromisso. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO, 1999.

UNESCO. Fórum Mundial da Ciência. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO, 2017.

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Cachapuz, A. (2022). Educação em Ciências: contributos para a mudança. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 64–80. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.65705

Edição

Seção

Artigos