Práticas em Ensino de Astronomia: experiência de alunas da graduação em pedagogia com gnômon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66275

Palavras-chave:

Formação inicial, Ensino de Astronomia, Gnômon, pedagogos em formação

Resumo

Estudos que direcionam o olhar í  formação de docentes dos anos iniciais da Educação Básica em atividades experimentais, em especí­fico na área de Ciências, ainda são pontuais e pouco difundidos. Debruçar o olhar, a investigações que levem os professores emergirem em seu processo formativo, bem como a desenvolverem aspectos reflexivos e crí­ticos em sua prática enquanto, pedagogos em formação, revela-se como um agente de grande relevância para constituição de uma visão e um fazer pedagógico cientí­fico. O objetivo que delineou este estudo direciona-se em analisar as representações de estudantes de Pedagogia de um tema especí­fico do ensino de Astronomia denominado de movimento aparente do Sol. Em seus direcionamentos metodológicos empregou-se a abordagem qualitativa, sob o método de pesquisa descritiva-exploratória. A partir de atividades desenvolvidas em uma disciplina de Ciências no curso de Pedagogia voltadas para a área de Astronomia, bem como, conteúdos especí­ficos da Ciência como meio ambiente, Ecossistema, dentre outros, foi possí­vel analisar, sob o relatório desenvolvido pelas participantes da disciplina a partir da atividade de observação sistemática das sombras do Sol, utilizando um gnômon, suas experiências, curiosidades e constituição de conhecimento. Conclui-se com o estudo que práticas experimentais na área de Ciências podem se `transfazer´ em inquietudes e despertar curiosidades quanto ao ensino de Astronomia, na Educação Básica. Ampliando o olhar e o fazer docente das futuras pedagogas em formação.

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Biografia do Autor

Thayná Cristina Dias e Dias, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Unesp/Bauru, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática (PPGECM) da Unifesspa, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em Ensino de Astronomia e Ciências afins pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe).

Camila Maria Sitko, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, na área de História e Filosofia da Ciência. Mestre em Fí­sica também pela Universidade Estadual de Londrina, na área de Astrofí­sica Estelar. Graduada em Licenciatura em Fí­sica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná.

Ana Caroline Santos Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa - 2020), é atualmente mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGCEM), da Unifesspa e também está cursando especialização em TEA: INTERVENÇÕES MULTIDISCIPLINARES EM CONTEXTOS INTERSETORIAIS/DEES pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Dias, T. C. D. e ., Sitko, C. M., & Oliveira, A. C. S. (2022). Práticas em Ensino de Astronomia: experiência de alunas da graduação em pedagogia com gnômon. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 163–170. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66275

Edição

Seção

Artigos