Práticas em Ensino de Astronomia: experiência de alunas da graduação em pedagogia com gnômon
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66275Palavras-chave:
Formação inicial, Ensino de Astronomia, Gnômon, pedagogos em formaçãoResumo
Estudos que direcionam o olhar í formação de docentes dos anos iniciais da Educação Básica em atividades experimentais, em específico na área de Ciências, ainda são pontuais e pouco difundidos. Debruçar o olhar, a investigações que levem os professores emergirem em seu processo formativo, bem como a desenvolverem aspectos reflexivos e críticos em sua prática enquanto, pedagogos em formação, revela-se como um agente de grande relevância para constituição de uma visão e um fazer pedagógico científico. O objetivo que delineou este estudo direciona-se em analisar as representações de estudantes de Pedagogia de um tema específico do ensino de Astronomia denominado de movimento aparente do Sol. Em seus direcionamentos metodológicos empregou-se a abordagem qualitativa, sob o método de pesquisa descritiva-exploratória. A partir de atividades desenvolvidas em uma disciplina de Ciências no curso de Pedagogia voltadas para a área de Astronomia, bem como, conteúdos específicos da Ciência como meio ambiente, Ecossistema, dentre outros, foi possível analisar, sob o relatório desenvolvido pelas participantes da disciplina a partir da atividade de observação sistemática das sombras do Sol, utilizando um gnômon, suas experiências, curiosidades e constituição de conhecimento. Conclui-se com o estudo que práticas experimentais na área de Ciências podem se `transfazer´ em inquietudes e despertar curiosidades quanto ao ensino de Astronomia, na Educação Básica. Ampliando o olhar e o fazer docente das futuras pedagogas em formação.
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Referências
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