Formação de professores e pesquisadores em ensino de Fí­sica: reflexões sobre o estágio curricular supervisionado dos aprendizes

Autores

Palavras-chave:

Prática Docente, Formação de Professores e Pesquisadores em Ensino de Fí­sica, Espiral de Lewin

Resumo

Apresentamos neste ensaio os caminhos tecidos pelos aprendizes de professor e pesquisador em ensino de fí­sica, ao investigarem fenômenos in loco no ambiente das práticas educacionais. Como parte de um programa de formação docente, a investigação e ação da realidade do ambiente das práticas educacionais em fí­sica ocorreram pela espiral de ciclos do psicólogo social Kurt Lewin (1890-1947). Tal espiral, como método de pesquisa, caracteriza- se por momentos de planejamento, ação, observação e reflexão, em que os aprendizes pesquisam a própria prática pedagógica no ambiente. A partir de práticas educacionais, desenvolvidas de maneira presencial e remota, mediadas por uma plataforma colaborativa, os aprendizes, guiados por um roteiro de `Diário de Bordo´ no levantamento dos dados da pesquisa e pelos `Três Momentos Pedagógicos´ na condução de suas práticas pedagógicas, teceram projetos de pesquisa e ensino a partir de situações-problema reais na escola. Para tanto, utilizamos a investigação-ação educacional como metodologia de coleta e análise dos dados, pois como professoras formadoras participamos ativamente da formação dos aprendizes para apontarmos possí­veis caminhos í  situação-problema seguinte: como o processo de reflexão da prática educativa do aprendiz de professor e pesquisador, em ensino de fí­sica, corrobora a ressignificação e modificação da prática pedagógica no ambiente educacional? Os resultados revelam um processo formativo dos aprendizes de professor e pesquisador que assume como ponto de partida e de chegada í s reflexões; a construção da própria prática docente; constantes modificações da prática pedagógica; reflexões crí­ticas; e a ressignificação das intervenções didáticas realizadas no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Milene Rodrigues Martins, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciada em Fí­sica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013). Mestra (2016) e Doutora (2020) em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Fí­sica da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza e membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Fí­sica - GPEF-UFS.

Ingrid Aline de Carvalho Ferrasa, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Licenciatura em Fí­sica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Mestrado em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina; e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnologia Federal do Paraná. É professora de Fí­sica e atualmente atua na Educação Básica e no Ensino Superior presencial e a distância.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Martins, M. R., & Ferrasa, I. A. de C. (2022). Formação de professores e pesquisadores em ensino de Fí­sica: reflexões sobre o estágio curricular supervisionado dos aprendizes. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 214–223. Recuperado de https://periodicos.uem.br/vitruvian/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/66326

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Artigos