Formação de professores e pesquisadores em ensino de Física: reflexões sobre o estágio curricular supervisionado dos aprendizes
Palavras-chave:
Prática Docente, Formação de Professores e Pesquisadores em Ensino de Física, Espiral de LewinResumo
Apresentamos neste ensaio os caminhos tecidos pelos aprendizes de professor e pesquisador em ensino de física, ao investigarem fenômenos in loco no ambiente das práticas educacionais. Como parte de um programa de formação docente, a investigação e ação da realidade do ambiente das práticas educacionais em física ocorreram pela espiral de ciclos do psicólogo social Kurt Lewin (1890-1947). Tal espiral, como método de pesquisa, caracteriza- se por momentos de planejamento, ação, observação e reflexão, em que os aprendizes pesquisam a própria prática pedagógica no ambiente. A partir de práticas educacionais, desenvolvidas de maneira presencial e remota, mediadas por uma plataforma colaborativa, os aprendizes, guiados por um roteiro de `Diário de Bordo´ no levantamento dos dados da pesquisa e pelos `Três Momentos Pedagógicos´ na condução de suas práticas pedagógicas, teceram projetos de pesquisa e ensino a partir de situações-problema reais na escola. Para tanto, utilizamos a investigação-ação educacional como metodologia de coleta e análise dos dados, pois como professoras formadoras participamos ativamente da formação dos aprendizes para apontarmos possíveis caminhos í situação-problema seguinte: como o processo de reflexão da prática educativa do aprendiz de professor e pesquisador, em ensino de física, corrobora a ressignificação e modificação da prática pedagógica no ambiente educacional? Os resultados revelam um processo formativo dos aprendizes de professor e pesquisador que assume como ponto de partida e de chegada í s reflexões; a construção da própria prática docente; constantes modificações da prática pedagógica; reflexões críticas; e a ressignificação das intervenções didáticas realizadas no contexto escolar.
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