O alcance da Astrologia no âmbito acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66327Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Pedagogia, Efeito Forer, PseudociênciaResumo
O ensino da Astronomia tem sido pauta de discussões desde a década de 1970, atribuindo a ele diferentes graus de importância. Em contrapartida, pautas relacionadas a pseudociências como a Astrologia, tem estado cada vez mais presentes em centros universitários. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo compreender como alunos de um curso de licenciatura em pedagogia, na modalidade de ensino í distância (EAD) de uma universidade privada do estado do Paraná, interpretam um teste da descrição de suas personalidades, a partir do efeito Forer. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e participaram da mesma 394 alunos devidamente matriculados na disciplina de metodologias para o Ensino de Ciências. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos eram suscetíveis a manipulação da descrição de sua personalidade, confiando nos resultados, apesar dos mesmos serem vagos e generalistas. Conclui-se que mesmo com todo desenvolvimento crítico da sociedade nos dias atuais, a Astrologia ainda não foi desmitificada.
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