O alcance da Astrologia no âmbito acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66327

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Pedagogia, Efeito Forer, Pseudociência

Resumo

O ensino da Astronomia tem sido pauta de discussões desde a década de 1970, atribuindo a ele diferentes graus de importância. Em contrapartida, pautas relacionadas a pseudociências como a Astrologia, tem estado cada vez mais presentes em centros universitários. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo compreender como alunos de um curso de licenciatura em pedagogia, na modalidade de ensino í  distância (EAD) de uma universidade privada do estado do Paraná, interpretam um teste da descrição de suas personalidades, a partir do efeito Forer. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e participaram da mesma 394 alunos devidamente matriculados na disciplina de metodologias para o Ensino de Ciências. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos eram suscetí­veis a manipulação da descrição de sua personalidade, confiando nos resultados, apesar dos mesmos serem vagos e generalistas. Conclui-se que mesmo com todo desenvolvimento crí­tico da sociedade nos dias atuais, a Astrologia ainda não foi desmitificada.

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Biografia do Autor

Alessandra Daniela Buffon, Fundação Bradesco

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (2020) e mestre pelo mesmo programa de Pós-graduação (2016). Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Fí­sica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2014).

João Luí­s Dequi Araújo, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR

Atualmente é mestre em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Milene Rodrigues Martins, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciada em Fí­sica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013). Mestra (2016) e Doutora (2020) em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Buffon, A. D., Araújo, J. L. D., & Martins, M. R. (2022). O alcance da Astrologia no âmbito acadêmico. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 224–231. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66327

Edição

Seção

Artigos