USO DE JOGOS EDUCACIONAIS NO ENSINO TRANSDISCIPLINAR DE TEMAS AMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM A PLATAFORMA SCRATCH

Autores

  • Edson Rodrigues de Aguiar Instituto Federal do Amazonas
  • Katia Viana Cavalcante Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i1.67402

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Pensamento Computacional, Educação Profissional

Resumo

O artigo trata da aplicação de uma sequência didática para o desenvolvimento de jogos computacionais. O jogo foi desenvolvido na plataforma Scratch pelos discentes do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Amazonas campus Boca do Acre. A pesquisa propôs identificar como a sequência didática, baseada em metodologias ativas – gamificação pode influenciar o ensino da programação, em contexto com a BNCC e os 17 ODS. Baseado nisso, desenvolveu-se dois jogos e um guia didático para os professores derivado de uma prática pedagógica, mediante ao diálogo com o ensino das Ciências Ambientais. Os dados constituí­dos nessa investigação foram analisados a partir da pesquisa- ação e entrevistas. Os resultados mostram que houve melhorias no pensamento crí­tico e na resolução de problemas dos discentes.

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Publicado

2023-03-06

Como Citar

Edson Rodrigues de Aguiar, & Katia Viana Cavalcante. (2023). USO DE JOGOS EDUCACIONAIS NO ENSINO TRANSDISCIPLINAR DE TEMAS AMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM A PLATAFORMA SCRATCH. Vitruvian Cogitationes, 4(1), 10–22. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i1.67402

Edição

Seção

Artigos