A geometria dos fractais e os tipos de tarefas propostos em livros didáticos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69584Palavras-chave:
Geometria dos fractais, Teoria Antropológica do Didático, Livro DidáticoResumo
O presente artigo detém resultados obtidos durante uma pesquisa de iniciação científica, cujo objetivo foi analisar duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio acerca do ensino da geometria dos fractais. O estudo de elementos da geometria dos fractais propicia o desenvolvimento do pensamento geométrico, bem como a exploração de diferentes conceitos matemáticos através de construções geométricas que, geralmente são atrativas aos alunos devido a beleza visual e seu padrão de regularidade, presentes nos fractais. Outrossim, além da beleza visual dos fractais, recorreu-se como aporte teórico e metodológico, í Teoria Antropológica do Didático, de Yves Chevallard, a qual possibilitou uma Organização Matemática com base na investigação dos tipos de tarefas contemplados nas abordagens de geometria dos fractais nos livros didáticos analisados e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. Ao investigar e classificar tais tipos de tarefas, identificou-se habilidades e objetos de conhecimento presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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