A geometria dos fractais e os tipos de tarefas propostos em livros didáticos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69584

Palavras-chave:

Geometria dos fractais, Teoria Antropológica do Didático, Livro Didático

Resumo

O presente artigo detém resultados obtidos durante uma pesquisa de iniciação cientí­fica, cujo objetivo foi analisar duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio acerca do ensino da geometria dos fractais. O estudo de elementos da geometria dos fractais propicia o desenvolvimento do pensamento geométrico, bem como a exploração de diferentes conceitos matemáticos através de construções geométricas que, geralmente são atrativas aos alunos devido a beleza visual e seu padrão de regularidade, presentes nos fractais. Outrossim, além da beleza visual dos fractais, recorreu-se como aporte teórico e metodológico, í  Teoria Antropológica do Didático, de Yves Chevallard, a qual possibilitou uma Organização Matemática com base na investigação dos tipos de tarefas contemplados nas abordagens de geometria dos fractais nos livros didáticos analisados e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. Ao investigar e classificar tais tipos de tarefas, identificou-se habilidades e objetos de conhecimento presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Moran, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Matemática

Referências

ANDRADE, T. M. Matemática Interligada: grandezas, sequências e matemática financeira, manual do professor. São Paulo: Scipione, 2020.
ANDRADE, T. M. Matemática Interligada: matrizes, sistemas lineares e geometria analí­tica, manual do professor. São Paulo: Scipione, 2020.
BARBOSA, R. M. Descobrindo a Geometria Fractal: para a sala de aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BITTAR, M. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Campinas, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasí­lia, 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LíœDKE, M., ANDRÉ, M. E. D. A. Abordagens qualitativas de pesquisa: a pesquisa etnográfica e o estudo de caso, p. 11-24, São Paulo: EPU, 1986.
PARANÍ. Secretária de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba: Secretária de Estado da Educação do Paraná, 2008. p. 81.
PARANÍ. Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Curitiba: Sistema Estadual de Ensino do Paraná, 2021. Disponí­vel: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/referencial_curricular_novoem_11082021.pdf. Acesso em: 26 jan. 2022.
TEIXEIRA, L. A. Diálogo: Matemática e suas tecnologias, funções e progressões, manual do professor. São Paulo: Moderna, 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Silveira, A. R., & Moran, M. (2023). A geometria dos fractais e os tipos de tarefas propostos em livros didáticos do ensino médio. Vitruvian Cogitationes, 4(2), 62–82. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69584

Edição

Seção

Artigos