O Ensino de Fí­sica no contexto do Novo Ensino Médio na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.70598

Palavras-chave:

Aula de Fí­sica. Docentes. Ensino. Estratégias Pedagógicas. Inovação Educacional.

Resumo

Este estudo aborda o processo de implementação do Novo Ensino Médio no contexto educacional brasileiro frente a alterações substanciais na organização escolar mormente ao ensino de Fí­sica, principalmente no contexto da educação do campo. Assim, objetiva compreender como os professores de Fí­sica das escolas do campo interpretam as mudanças curriculares propostas, identificando desafios, oportunidades e possí­veis estratégias de adaptação. Utilizando uma abordagem qualitativo-descritiva, foram conduzidas entrevistas com três professores de Fí­sica em escolas nas cidades de Geminiano e Picos. Os professores expressaram preocupações quanto í  redução da carga horária, desafios no ensino de Fí­sica e a importância de uma base sólida para o aprendizado. Estratégias pedagógicas, como pesquisa extraclasse, materiais audiovisuais, tecnologia e experimentos práticos, foram identificadas. A proposta interdisciplinar do Novo Ensino Médio foi considerada desafiadora por alguns professores, que apontaram a necessidade de escolas em tempo integral, investimentos em infraestrutura, adaptação do currí­culo de Fí­sica e melhorias nos livros didáticos. O estudo conclui que, ao abordar o Novo Ensino Médio, há desafios, como a redução da carga horária em Fí­sica. Professores buscam estratégias inovadoras, mas limitadas por recursos, enquanto a interdisciplinaridade enfrenta obstáculos. Mudanças cruciais são sugeridas para melhorar o sistema.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

Andrade, M. V., & Paz, F. S. da. (2024). O Ensino de Fí­sica no contexto do Novo Ensino Médio na Educação do Campo . Vitruvian Cogitationes, 5(1), 31–48. https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.70598

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Artigos